APS do Futuro: Prefeitura de Campina Grande implanta UBS no sítio Lucas


 Os moradores do sítio Lucas, em Campina Grande, passaram a contar com uma Unidade Básica de Saúde a partir desta quarta-feira, 17 de abril. A antiga unidade âncora, que funcionava apenas uma vez por semana, foi transformada em UBS, com equipe própria e atendimento diário.

A UBS vai atender a uma população referenciada de cerca de 480 famílias, o que representa em torno de 2 mil pessoas. A unidade dispõe de consultório médico, consultório de enfermagem, farmácia, sala de procedimentos, curativos e exame citológico, recepção, copa e banheiros. A UBS fica na rodovia estadual PB-138, às margens da pista.

A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) é uma nova equipe contratada por meio do programa APS do Futuro, que está ampliando o número de equipes na cidade para levar cobertura de Atenção Básica a 100% do Município. A cidade vai ampliar de 121 para 204 equipes. A equipe do Lucas conta com médica, enfermeira, recepcionista, porteiro e Agente Comunitária de Saúde.

Luana Cruz tem 28 anos, mora desde os 11 anos de idade no sítio Lucas, e foi dela a solicitação para abertura de uma UBS no bairro, durante as assembleias do Orçamento Participativo (OP). “Antes era uma equipe para Sítio Lucas, Sítio Salgadinho e Sítio Estreito e era apenas um dia de atendimento na semana. E agora com a equipe nova que chegou, a gente tem a semana inteira de atendimento, com enfermagem, médico, farmácia, tudo”, comemorou.

Na abertura do funcionamento, a Secretaria de Saúde também disponibilizou o atendimento do Odontomóvel. A nova unidade não tem consultório odontológico, mas o Odontomóvel vai realizar atendimento rotineiro na UBS. O horário de funcionamento da UBS é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, por ser considerada uma unidade da zona rural.

“O que muda é que é um acesso expandido. A comunidade vai ter atendimento durante toda a semana sempre que precisar e perto de casa. Agora, a própria comunidade vai ser encaminhada para os serviços especializados de acordo com a necessidade de cada um, com um acesso bem mais rápido por não ter que esperar por um dia específico na semana apenas para poder ser encaminhado para outros serviços”, explicou Karla Raquel, gerente do Distrito Sanitário VI, que engloba a região.


Postar um comentário

0 Comentários