UBSF Aníbal Teixeira em Queimadas passa a oferecer tratamento alternativo de Auriculoterapia



A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), Aníbal Teixeira em Queimadas já conta com uma nova modalidade de atendimento, trata-se do tratamento alternativo de Auriculoterapia. O tratamento é baseado na ideia de que a orelha é um micro-sistema, onde o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico, servindo, portanto, para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. 

Segundo a enfermeira da UBSF do Aníbal Teixeira, especialista na área, Camilla Sandrianny, a auriculoterapia é uma ramificação da acupuntura e tem suas raízes na Medicina Chinesa Tradicional. Ela vem para se somar aos tratamentos convencionais já utilizados no Brasil, tanto os medicamentosos, como os terapêuticos. No momento, cerca de 15 pessoas estão se submetendo a este tratamento alternativo e já apresentam resultados positivos.

Camilla explicou que gradativamente outros PSF´s estarão aptos a oferecerem o tratamento alternativo. Por enquanto, apenas o Aníbal Teixeira, mas ela disse que dependendo da demanda, ela terá como atender pessoas de outras comunidades de Queimadas. A enfermeira destacou ainda, que se um paciente vier de uma outra Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) é imprescindível que seja encaminhado pelo médico(a) ou enfermeiro(a) responsável e que tenha seu histórico de saúde, afinal a auriculoterapia irá auxiliar no tratamento convencional a que o paciente já vem se submetendo.

Como é feita a auriculoterapia

Segundo informações de Camilla Sandrianny, antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia é muito importante fazer uma consulta com um profissional de saúde medico ou enfermeiro e, a partir do histórico do paciente, fazer uma consulta a um profissional especializado para identificar os principais sintomas e tentar entender quais os órgãos afetados.

Depois disso, o profissional seleciona os pontos mais adequados e faz pressão sobre eles e constatando quais desses pontos merecem ser tratados com a auriculoterapia. Cada sessão, dependendo do histórico do paciente dura em média de 10 a 30 minutos.

A pressão pode ser feita utilizando-se:

Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;

Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;
Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;
Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não, e são coladas na pele durante 5 dias.

Camilla Sandrianny explicou que a estimulação dos pontos específicos da orelha serve para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo. Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.

Experiência

Camilla Sandrianny Pereira Barbosa é enfermeira do PSF do Aníbal Teixeira, em Queimadas, e se submeteu a um curso de auriculoterapia oferecido pelo Ministério da Saúde, onde pode adquirir experiência prática com o tratamento alternativo, através da auriculoterapia, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).





Postar um comentário

0 Comentários