Paraíba recebe pela segunda vez o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal


 O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, conquistou pela segunda vez o “Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal - Selo Resgata”. Anunciado em dezembro passado, o prêmio foi entregue nessa terça-feira (16), em Brasília, em reconhecimento às ações desenvolvidas no sistema prisional paraibano de incentivo ao trabalho para pessoas privadas de liberdade, que se caracteriza como política pública de Estado instituída por lei.

O Selo Resgata, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria Nacional de Politicas Penais (Senappen), com apoio do Programa das Nações Unidas (Pnud), tem o propósito de incentivar, estimular e reconhecer as organizações que empregam pessoas em privação de liberdade, internadas, em cumprimento de alternativas penais e egressas do sistema prisional. A concessão do Selo Resgata é um incentivo às práticas de responsabilidade social e sustentabilidade às organizações que se propõem a assumir uma postura socialmente responsável em relação à justiça social.

Na ocasião da entrega do prêmio, o secretário de Administração Penitenciária, João Alves, foi representado pelo gerente executivo de Ressocialização, João Rosas. O selo foi entregue por Sandro Abel, diretor de Políticas Penais da Secretaria Nacional de Politicas Penais (Senappen).

O secretário João Alves expressou sua satisfação em mais uma vez a Seap ser contemplada com o prêmio: “Essa certificação, esse reconhecimento, nos estimula a seguirmos passo a passo buscando multiplicar as boas práticas que resultam na reinserção de pessoas ao convívio na sociedade e, consequentemente, na redução da reincidência criminal”.

Trabalho no Sistema Penal - A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) participa em Brasília, até sábado (20) do VI Seminário Nacional de Trabalho no Sistema Penal, evento que começou nessa terça-feira (16). A Seap dispõe de um estande com artesanato produzido por reeducandos, além de telescópios do projeto Esperança no Espaço, um dos vencedores do prêmio LED – Luz na educação – da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho.

O gerente executivo de Ressocialização, João Rosas, é um dos palestrantes no evento com a temática: Construção de modelos de negócio para o sistema prisional. Alessandra Malaquias, diretora do Presídio Feminino de Patos; e Reginaldo Araújo, Coordenador Estadual de Trabalho e Renda, também participam do evento.

Postar um comentário

0 Comentários