Chuvas acima de 100 milímetros devem atingir o Nordeste nos próximos dias


 A partir desta quinta-feira (18) até pelo menos o dia 24 de abril, o tempo deverá ficar úmido e com chuva em grande parte da Região Nordeste.

A chuva deve atingir especialmente a faixa leste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, e a faixa norte do Ceará até o Piauí.

No interior da região, também há condições de chuva, principalmente no centro-sul do Ceará, oeste da Paraíba e centro-norte do Piauí.

Os volumes mais expressivos e que, de forma pontual, podem ultrapassar 100 milímetros (mm) poderão atingir áreas do leste e agreste dos estados de Sergipe e Alagoas.

De acordo com o Inmet, também podem ser registrados volumes significativos no agreste meridional e leste de Pernambuco (áreas de divisa com o estado de Alagoas).

O Inmet explica que essa situação acontece porque, ao longo da quinta, um sistema frontal deve avançar pelo extremo sul da Bahia e, mesmo distante no oceano, irá contribuir para intensificar o fluxo de umidade no leste da região.

Entre a sexta-feira (19) e o sábado (20), essa configuração deve contribuir para a ocorrência de chuva intensa entre o leste da Bahia, Sergipe e Alagoas. E, de domingo (21) até o dia 24 de abril, o fluxo de umidade do oceano para o continente (predomínio da circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul-ASAS) e uma maior intensificação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), irão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em toda a faixa leste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, e também na porção mais norte até o Piauí.




blogdoMaxSilva

Postar um comentário

0 Comentários