Centro de Zoonoses realiza novo evento de adoção de animais no próximo sábado


 No próximo sábado, 20, das 9h às 13h, na Praça Joana D’Arc, no José Pinheiro, o Centro de Controle de Zoonoses, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar mais um evento de adoção responsável, dando continuidade às ações de conscientização sobre a crueldade animal no Abril Laranja.

Estarão disponíveis cães e gatos resgatados e vítimas de maus-tratos, de diferentes portes, raças e origens, que estão há muito tempo no CCZ à espera de um lar. Para adotar, basta ser maior de idade, levar documento pessoal com foto e comprovante de residência atualizado. Os animais já são vacinados, vermifugados e os adultos já são castrados. No caso dos filhotes, a castração é garantida pelo CCZ. Durante o evento, será ofertada vacina antirrábica gratuita para cães e gatos acima de 3 meses, além da realização de agendamentos de castração para o Castramóvel.

’O último evento de adoção foi um sucesso, com 12 animais adotados, e esperamos que nesse próximo consigamos repetir ou melhorar esse número. Esse mês é deles e temos que fazer de tudo para garantir seu bem-estar’, declarou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Aretusa Nascimento.

A campanha Abril Laranja foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade Animal a Animais (ASPCA). A campanha não trata apenas de combater a crueldade animal de cães e gatos, mas sim de todas as espécies, já que todos os animais são sencientes. Ou seja, são capazes de sentir emoções assim como os humanos.

No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

Postar um comentário

0 Comentários