COVID-19: Através de soft de telemedicina, Campina Grande vai recrutar médicos que cumprem quarentena em casa





Projeto de telemedicina desenvolvido na China deverá ser implantado nas próximas semanas, sem nenhum custo, para a Prefeitura


Campina Grande foi escolhida como cidade modelo para participar de um projeto que vai disponibilizar atendimento médico on-line para pessoas com sintomas de Covid-19. A plataforma foi idealizada pelo engenheiro campinense Rafael Dutra, que está morando em Xangai, na China, país que registrou os primeiros casos do novo coronavírus no mundo. O sistema deverá ser implantado nas próximas semanas, sem nenhum custo, para a Prefeitura Municipal. Os resultados servirão para ampliação do projeto para outras cidades.

Pelo sistema, o usuário poderá ser atendido de casa, por um médico da Prefeitura, que avaliará os sintomas apresentados pelo paciente e definir a conduta, podendo encaminhá-lo ao serviço de referência para Covid-19, caso necessário. Além de poder oferecer o atendimento de tele orientação médica para a população, a Secretaria de Saúde poderá intervir com ações preventivas, de forma mais rápida, nos bairros com grande número de registro de chamadas registradas no sistema.

A plataforma foi apresentada por vídeo-conferência, na manhã desta segunda-feira, 4, aos secretários municipais de Saúde (Filipe Reul), de Ciência e Tecnologia (Lucas Ribeiro), de Desenvolvimento Econômico (Rosália Lucas), da Urbema (Raimundo Ásfora Neto), ao coordenador de Comunicação (Marcos Alfredo), e para técnicos da Prefeitura. Também participaram a médica e primeira-dama do município, Micheline Rodrigues, e o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), Antônio Henriques de França Neto.

Na reunião virtual ficou definido que a Prefeitura de Campina Grande vai criar um cronograma para implantação do sistema, como também disponibilizar programadores da Secretaria de Ciência e Tecnologia para aprimorar a plataforma, conforme as necessidades dos profissionais médicos. A previsão é de que a população comece a acessar o sistema nos próximos dias, após o treinamento dos médicos que participarão do projeto.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Filipe Reul, o sistema ajudará a reduzir a procura dos pacientes com sintomas suspeitos mais leves de Covid-19 nas unidades de saúde, diminuindo os riscos de transmissão da doença. “Passar informações corretas para a população é uma das estratégias mais importantes nesse momento de pandemia. A informação, aliada à orientação médica pela plataforma, vai permitir que a gente salve vidas”, destacou.

Fluxo 

Mesmo com o novo sistema para atendimento médico virtual, em Campina Grande os adultos e as gestantes, com sintomas respiratórios graves, devem ser atendidos na UPA do bairro Alto Branco. Crianças e adolescentes devem ser encaminhadas para o Hospital da Criança e do Adolescente. Em caso de dúvidas, o usuário ainda pode consultar a Central de Informações para Covid-19, por telefone (83 3315-5139) ou Whatsapp (83 998141-7964).

Tecnologia

 Campina Grande também foi a primeira cidade do Brasil a monitorar pacientes com Covid-19 ou com suspeita da doença pelo GSP pelo aparelho de celular do usuário. O objetivo é acompanhar o cumprimento do isolamento domiciliar em tempo real, enviando alertas às equipes da Secretaria de Saúde quando o paciente sai da sua residência. O sistema está em funcionamento desde o mês passado e foi desenvolvido em parceria com o Tribunal de Contas (TCE-PB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Postar um comentário

0 Comentários