Romero conhece o Programa "A Verdade Sobre as Drogas" e define inclusão de escolas municipais de Campina Grande na iniciativa


O Programa “A Verdade Sobre as Drogas”, coordenado pelo advogado e ativista antidrogas Rafael Durand, será executado em parceria com a Guarda Civil Municipal, que já desenvolve o Projeto ROPE (Rondas Preventivas Escolares), entre outros, nas escolas do Município. Em recente reunião com Durand, o prefeito Romero Rodrigues conheceu detalhes do projeto e assegurou total apoio à iniciativa.

A iniciativa tem por finalidade alertar crianças, adolescentes e jovens sobre os riscos físicos, psicológicos e sociais decorrentes do uso e abuso de drogas.

Rafael Durand possui experiência em políticas públicas de prevenção e combate às drogas. Além disso, é membro-parceiro da “Fundação para um Mundo sem Drogas”, onde já vem desempenhando diversas ações educativas sobre a temática.

Público vulnerável

O coordenador explicou ao prefeito que o público mais vulnerável à dependência é composto por crianças e adolescentes, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistir aos muitos apelos e incentivos ao uso de drogas, presentes nos meios de comunicação em massa e na ideologia da sociedade contemporânea.

Como as aulas da rede municipal se iniciadas desde o último dia 17 de fevereiro, o projeto também deverá chegar às escolas. Os estudantes das novas unidades do Conjunto Aluízio Campos, bem como os que estudam na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) estão sendo oa primeiros contemplados.

Acões

Entre as ações do programa se destacam iniciativas como a promoção de palestras, workshops, debates e eventos sobre a temática da prevenção e combate às drogas, com distribuição de panfletos, cartilhas, livretos entre outros materiais didáticos com os alunos, professores e gestores das escolas e exibição de materiais educativos antidrogas nas escolas. 

Rafael Durand também destaca a participação em ações sociais e feiras pedagógicas; acompanhamento e aconselhamento de crianças, adolescentes e jovens envolvidos com drogas; emissão de notas públicas e pareceres sobre a temática e seus perigos inerentes; produção de relatórios e de pesquisas quantitativas e qualitativas a fim de subsidiar políticas públicas e participação em Conselhos e Audiências Públicas que versem sobre os temas: drogas, violência e educação.

Postar um comentário

0 Comentários