Márcio Melo critica proposta da Cagepa para reajustar tarifa de água em 10 por cento




O vereador Márcio Melo, de Campina Grande, protestou hoje contra a iniciativa da direção da Cagepa, órgão do Governo do Estado, em propor reajuste de cerca de 10 por cento na tarifa de água e esgotos na Paraíba. Para ele, essa proposta caso se concretize irá prejudicar milhares de pessoas em todo o Estado. 

Enquanto o salário mínimo subiu para apenas R$ 1.045 o Governo da Paraíba quer reajustar a água em 10 por cento. O valor a partir deste segundo mês do ano representa uma alta de 4,7% em relação aos R$ 998 vigentes ao longo de 2019. A estimativa de inflação deste ano (IPCA) caiu de 3,28% para 3,26% e para 2020, recuou de 3,73% para 3,66%.

O parlamentar cobrou junto à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba justificativa em decorrência da proposta de aumento da empresa estatal. Segundo Márcio, é preciso saber quais os custos pelo abastecimento por município e região do Estado.
No ano passado o último aumento na tarifa, de 12,39%, foi muito além da inflação do ano passado no país, fixada em 3,7%, o que não justifica um novo reajuste na conta dos paraibanos. A intenção é averiguar todas essas questões para que a carga de tributos não aumente, prejudicando os usuários do serviço.

A Cagepa apresentou a proposta de reajuste na tarifa de água de 9,6%. A intenção de acréscimo foi anunciada terça-feira durante uma audiência pública. A iniciativa é de autoria do presidente da companhia, Marcus Vinícius Neves.

Márcio acentua que é por isso que a Prefeitura Municipal de Campina Grande está em vias de propor a renovação da concessão anterior concedida à Cagepa que venceu desde o ano de 2014, como forma de baratear os custos da água e da utilização dos esgotos. A gestão da água é um direito da Prefeitura Municipal campinense em prol da sociedade.

Postar um comentário

0 Comentários