Romero foca na criação de Controladoria Geral em Campina Grande


Reunido, ontem, com representantes de órgãos de controle externo que têm atuação no Fórum de Combate à Corrupção da Paraíba (Focco-PB), o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD) reafirmou a urgência de criação da Controladoria Geral do Município,  ideia em discussão desde maio de 2019 com os integrantes do grupo de trabalho da entidade. Para a reunião foi convocada toda a equipe de secretários da administração municipal campinense, bem como a presidente da Câmara de Vereadores, Ivonete Ludgério. Ao final, foi formalizada a celebração de um pacto entre a prefeitura e os órgãos de controle externo para apoio institucional ao processo de consolidação da Controladoria Geral do Município.
– O mais importante – destacou o prefeito Romero Rodrigues – é que possamos disseminar, com celeridade e eficiência, uma cultura de controle interno em todas as nossas secretarias e autarquias, como forma de prevenir problemas e melhorar a qualidade da gestão. Nesse sentido, deveremos encaminhar projeto de lei, em breve, ao legislativo campinense, propondo a criação da CGM na estrutura do primeiro escalão administrativo.
Coordenador do Focco, o promotor de Justiça Leonardo Quintans fez questão de enaltecer publicamente a postura e a disposição política do prefeito de Campina Grande no sentido de abraçar, já há bastante tempo, a causa e os princípios da Controladoria interna, só não o fazendo já há algum tempo por conta dos reflexos da crise financeira que resultou no engavetamento de projetos do poder público em todas as instâncias. Em exposição feita aos presentes, o auditor Walber Silva, do grupo de trabalho do Focco, abordou os diversos aspectos positivos de criação de uma unidade de controle externo com vinculação direta ao gabinete do prefeito Romero Rodrigues. Tratou, também, dos desafios que estão colocados para todos os protagonistas das ações que estão envolvidos, mas ressaltou o ganho de qualidade para a gestão com base nas experiências nacional e internacional.
O prefeito Romero Rodrigues, em breve discurso, referendou a sua decisão de encaminhar à Câmara o projeto de criação da secretaria de Controle Externo, de forma enxuta e eficiente, tendo agradecido a parceria e o apoio do Focco, entidade com a qual vem preservando um diálogo constante e produtivo há bastante tempo.


osguedes

Postar um comentário

0 Comentários