Header Ads

CMCG

Tovar comemora abertura de licitação para obras do Ramal Piancó que beneficiará 18 municípios



O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) comemorou, nesta terça-feira (16), a publicação no Diário Oficial da União (DOU) da abertura, pelo Governo Federal, do processo de licitação para Obras do Sistema Adutor da Transposição do Rio São Francisco para o Rio Piancó, chamado de terceiro eixo da Transposição ou Ramal Piancó. Um pleito, segundo o parlamentar, que levará água para todas as cidades paraibanas atendidas pelo Rio Piancó.
 
“Esse é um pleito antigo nosso, pois sabemos da importância da chegada da água em diversos municípios do Sertão da Paraíba. Estivemos em Brasília no Ministério da Integração Nacional por diversas vezes em busca de uma solução e de agilidade nesse processo. Pedimos apoio da bancada federal paraibana e a do Nordeste. Com a abertura do processo de licitação, podemos acreditar que os nossos esforços não foram em vão. Mesmo assim, a luta continua, pois só descansaremos quando a população estiver com água nas torneiras”, disse o deputado.
 
O terceiro eixo da Transposição do São Francisco pelo Rio Piancó e Coremas-Mãe D’Água prevê a construção de um conjunto de adutoras que vai garantir a chegada da água para 18 municípios que possuem problemas de abastecimento, atendendo uma população de 700 mil habitantes. Conforme dados no Ministério da Integração Nacional, o Ramal Piancó terá extensão de 30 km, para abastecer o conjunto de barragens Coremas/Mãe D'água, o maior do Estado, com aproximadamente 1,1 bilhão de metros cúbicos de água.
 
Tovar explicou que quando houver o excesso de águas da barragem Coremas/Mãe D'água, esse volume vai correr para o Rio Grande do Norte, através do Rio Paraíba Sul, e vai abastecer também a maior barragem dos norte-rio-grandenses, com 2,4 bilhões de metros cúbicos, que é a barragem de Açú. Então, essa obra vai beneficiar a Paraíba e o Rio Grande do Norte.
 
Benefícios - O Eixo Norte atenderá 55 municípios paraibanos, enquanto o Eixo Leste atenderá 72 municípios. A terceira entrada, integrando o Eixo Norte à cabeceira do rio Piancó, é vital para maximizar o uso do sistema Coremas/Mãe D'água. Esse sistema possui a maior acumulação de águas da Paraíba, mas enfrenta dificuldades sempre quando ocorre períodos de estiagem.
 
Os 18 municípios circunvizinhos que compõem o Vale do Piancó formam, de acordo com o IBGE, uma área metropolitana. A atividade econômica da região se apoia basicamente na agricultura, pecuária e no turismo comercial, setores cujo desenvolvimento deverá se impulsionar com as condições geradas pelo ramal do Piancó.
 
O Nordeste possui 28% da população brasileira, mas só 3% da disponibilidade de água. A transposição executa 622 km de obra linear, dispostos em dois eixos de transferência de água: o canal Norte, que se estende por 400 km; e o Leste, de 222 km.
 
Trabalho em Brasília - Em 2017, no Ministério da Integração Nacional Tovar tratou de temas relacionados a seca na Paraíba, como o terceiro ramal de entrada das águas do São Francisco que atenderá o Vale do Piancó. Em uma outra viagem a Brasília, durante audiência no Ministério da integração, o parlamentar cobrou celeridade para a obra de transposição.
 
Tovar chegou a encaminhar à bancada federal paraibana um documento sugerindo que fossem incluídas nas emendas de bancada outras obras prioritárias para o Estado da Paraíba, como a conclusão da transposição das águas do rio São Francisco. Durante ida à Brasília chegou a conversar com os deputados federais e senadores da bancada nordestina e pediu apoio a essa luta para que o Sertão receba água do Velho Chico.

Nenhum comentário