UPAs de Campina Grande são qualificadas pelo Ministério da Saúde



Depois de passar por um rigoroso processo de avaliação, no mês de fevereiro deste ano, as duas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs 24h de Campina Grande foram qualificadas pelo o Ministério da Saúde. Isso significa dizer que a unidades atenderam a todas as exigências do Governo Federal que garantem a qualidade no atendimento nos serviços.
No caso da UPA Dr Maia, que funciona no bairro Alto Branco, esta foi a segunda avaliação feita pelo Ministério da Saúde. A primeira qualificação ocorreu no ano de 2015. Já a UPA Dr Adhemar Dantas, inaugurada em 2017 no Dinamérica, foi avaliada pela primeira vez este ano. Com qualificação, as duas unidades garantem incremento financeiro do Governo Federal para custeio dos serviços.
A qualificação comprova as melhorias nos processos de atendimento, rotinas e fluxos de trabalho dos profissionais. Os avaliadores ainda observaram a implantação de protocolos de atendimento clínico, de acolhimento com classificação de risco e de procedimentos administrativos. Outros itens, como a padronização visual da UPA e a disposição correta de salas e consultórios também foram analisados.
Atendimentos- Em 2018, as duas Unidades de Pronto Atendimento de Campina Grande realizaram juntas 152.597 atendimentos.
Estrutura- A UPA 24h do Alto Branco é de porte III, tem seis médicos durante o dia e três médicos à noite, sendo clínicos gerais, ortopedista e pediatra. São mais de 50 funcionários, 19 leitos da ala amarela, 5 da ala vermelha e 2 de isolamento, sala de classificação de risco, farmácia, sala de raio-x, sala de imobilização e sutura, laboratório, e o serviço de telemedicina para consultas especializadas e exames de eletrocardiograma.
Já a UPA Dinamérica é de porte II, tem onze leitos de observação, três leitos de ala vermelha, e mais dois leitos extras para casos de urgência, tem sala para inalação e consultórios, 16 poltronas de medicação, sala de raio-x e eletrocardiograma. A unidade funciona com 3 médicos clínicos em cada turno.

Postar um comentário

0 Comentários