Header Ads

CMCG

Chuva no dia de São José renova esperança de agricultores paraibanos


O Dia de São José, celebrado nesta terça-feira, (19), tem um significado especial para os nordestinos, principalmente os agricultores. O santo é reconhecido pela sua tradição de chuvas. Na crença do sertanejo, a chuva no Dia de São José prenuncia como será o inverno no Semiárido nordestino. Se chover é sinal de que o ano vai ser bom para a agricultura.
Para os agricultores, caso sejam registradas precipitações pluviométricas, é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a safra e a mesa farta. Apesar de alguns anos de seca, rebanho dizimado e safra perdida, os agricultores mantém a fé, a motivação para arar a terra e despejar, em um gesto carregado de esperança, as sementes que podem render uma boa colheita.

Na zona rural do município de Riachão do Bacamarte, no Agreste, é grande a expectativa dos camponeses.


A agricultora Maria Anunciada Mousinho, 49 anos, , moradora do povoado Serra Rajada, já preparou a terra para o plantio na esperança de um bom inverno "Temos uma expectativa de bom ano de inverno” disse.

Na Paraíba, dez municípios têm o nome do santo, localizados em todas as regiões do Estado. São eles: São José de Piranhas, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José dos Ramos, São José de Espinharas, São José do Sabugi, São José de Princesa, São José dos Cordeiros, São José do Bonfim e São José do Brejo do Cruz.

Segundo a previsão do tempo Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) são esperadas chuvas no Sertão e Alto Sertão da Paraíba, no fim desta terça-feira (19), dia de São José, que, segundo a cultura popular nordestina, é tido como um dia chuvoso e de fartura.

A temperatura esperada varia de mínima de 20ºC no Brejo, Agreste e Cariri/Curimataú, e máxima de 35ºC no Sertão e Alto Sertão. No Litoral, a temperatura varia de 23ºC até 32ºC.
Segundo dados da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), no decorrer do dia, a nebulosidade tende a aumentar no sertão e em áreas isoladas, o que favorece a ocorrência de chuvas.
No Litoral e Brejo, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas pontuais. Agreste, Cariri e Curimataú têm nebulosidade variável. Já no Sertão e Alto Sertão, a previsão é de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas isoladas no fim do dia. As informações meteorológicas são fornecidas pela Aesa.

Nenhum comentário