Pesquisa: Congresso quer idade diferente para homem e mulher na PrevidĂȘncia




A maioria do Congresso Nacional Ă© a favor de uma reforma do sistema de aposentadorias, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pelo banco BTG Pactual. A maior parte dos congressistas nĂŁo aprova, no entanto, a proposta de idade mĂ­nima igual, de 65 anos, para a aposentadoria de homens e mulheres. 
A fixação de uma mesma idade para homens e mulheres, defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, Ă© uma das principais polĂȘmicas na proposta de reforma da PrevidĂȘncia revelada na semana passada. O governo diz que a proposta nĂŁo Ă© definitiva e Ă© apenas uma das que estĂŁo sendo estudadas. 
O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 8 deste mĂȘs, com 235 deputados federais e 27 senadores, pelo Instituto FSB Pesquisa. Na CĂąmara, 82% dos entrevistados responderam ser favorĂĄveis a que se reforme a PrevidĂȘncia, enquanto no Senado esse Ă­ndice chegou a 89%. 
O apoio a novas regras foi maior entre os congressistas novatos, ou seja, que nĂŁo ocupavam mandato atĂ© 31 de janeiro deste ano. Segundo a pesquisa, 86% deles aprovam a reforma, enquanto entre os reeleitos a aprovação foi de 78%. Na pesquisa por partidos, o PT foi o que contou menos parlamentares favorĂĄveis Ă  proposta: 37%.
Na outra ponta, o PP e o PSDB tiveram 100% de apoio Ă  reforma. O Ă­ndice Ă© maior que o do PSL (92%), partido do presidente Bolsonaro.

IDADE MÍNIMA

A pesquisa mostrou ainda que 72% dos congressistas aprovam a criação de uma idade mĂ­nima para a aposentadoria, mas a maioria (72%) dos parlamentares apoia idades diferentes para homens e mulheres.
Em relação Ă  idade de 65 anos para ambos os sexos, 61% dos entrevistados sĂŁo contra. Apenas 20% apoiam a proposta, outros 7% nĂŁo sĂŁo a favor nem contra e 12% nĂŁo sabem ou nĂŁo responderam. 
Se a proposta encaminhada pelo governo Bolsonaro mantiver as bases da proposta da gestĂŁo Michel Temer, que estabelece uma idade mĂ­nima de aposentadoria para homens, aos 65 anos, e outra para mulheres, aos 62 anos, ela terĂĄ o apoio de 38% dos entrevistados, segundo a pesquisa. 

TRABALHADORES RURAIS

A maior parte dos congressistas (71%) diz apoiar regras diferentes para aposentados rurais e urbanos. A igualdade de condiçÔes tem o apoio de 21% dos entrevistados. 

MILITARES

A inclusĂŁo dos militares na reforma da PrevidĂȘncia Ă© apoiada por 84% dos congressistas, e 9% sĂŁo contra.

CAPITALIZAÇÃO

O regime de capitalização na PrevidĂȘncia, modelo no qual o trabalhador poupa numa conta individual para a sua aposentadoria, conta com o apoio de 48% dos parlamentares e Ă© rejeitado por 27% deles. Entre os novatos, a maioria (52%) Ă© favorĂĄvel Ă  proposta, enquanto na amostra dos congressistas reeleitos, a capitalização tem o apoio de 43%. 
Na opiniĂŁo de 70% dos entrevistados, o Congresso Nacional irĂĄ aprovar a reforma ainda em 2019, apontou a pesquisa. 

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios