Header Ads

CMCG

MEIO AMBIENTE: Tovar afirma que Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização vai ajudar na luta contra desertificação



O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou a importância da criação do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização, que irá funcionar em Campina Grande, através de um projeto do Governo Federal. “Precisamos investir em tecnologia, como estratégia de acabar com a falta de água, preservar os nossos biomas e ainda impedir que a desertificação continue avançando na Paraíba”, disse.
 
O ministro Marcos Pontes explicou que o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização vai avaliar diferentes soluções para a questão hídrica no semiárido brasileiro, observando eficiência, escala e qualidade das tecnologias. “O centro vai ser em Campina Grande, na Paraíba, e quem vai coordenar isso é o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), que faz parte do MCTIC, junto com a Universidade Federal de Campina Grande. O centro vai testar tecnologias e aferir o gasto de energia, custo de manutenção, a vazão de água e assim por diante. O ministério será uma ferramenta para ajudar o Ministério de Desenvolvimento Regional, que é responsável por colocar em escala e garantir a segurança hídrica”, afirmou.
 
O parlamentar lembrou que vem lutando pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 504/2010), que inclui a Caatinga e o Cerrado na relação dos biomas considerados patrimônios nacionais. Ele informou que a Paraíba é um Estado que possui 90% da sua vegetação em área de caatinga.
 
Outro problema preocupante, segundo Tovar, é que Paraíba é o estado brasileiro mais afetado, proporcionalmente, pela desertificação de acordo com dados do Instituto Nacional do Semiárido (Insa). Conforme o Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca no Estado da Paraíba (PAE-PB), 93,7% do território do estado está em processo de desertificação, sendo que 58% em nível alto de degradação.

Nenhum comentário