Header Ads

CMCG

Pesquisa Ibope para o governo: José Maranhão lidera rejeição entre os candidatos com 41%


Senador é seguido entre os mais rejeitados por Rama Dantas, com 33%, e Lucélio e Tárcio, com 30%

O senador José Maranhão (MDB) é o mais rejeitado entre os candidatos ao governo da Paraíba, segundo o apurado na primeira pesquisa Ibope realizada após a confirmação dos nomes para a disputa. Ele aparece na sondagem com 41% das respostas dos eleitores à pergunta sobre em que candidato eles não votaria de jeito nenhum. Ele é seguido por Rama Dantas (PSTU), com 33%. Empatados tecnicamente, considerada a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, aparecem Lucélio Cartaxo (PV) e Tárcio Teixeira, com 30%, e João Azevêdo (PSB), com 28%. Disseram que poderiam votar em qualquer um deles 2% dos eleitores consultados e 16% não sabem ou preferiram não opinar.
O levantamento foi realizado entre dos dias 21 e 23 de agosto, pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Cabo Branco. Ao todo, 812 votantes foram entrevistados pelo instituto. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A consulta foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB-08079/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02889/2018.

Liderança
Apesar da alta rejeição, a pesquisa estimulada mostrou o senador José Maranhão (MDB) à frente dos outros candidatos na disputa pelo governo da Paraíba. Ele aparece com 31% das intenções de voto na primeira consulta. A pesquisa aponta, na sequência, os candidatos Lucélio Cartaxo (PV) e João Azevêdo (PSB) empatados tecnicamente com 18% e 17% das menções, respectivamente, considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais. Tárcio Teixeira, do PSOL, é citado por 3% do eleitorado paraibano, enquanto Rama Dantas, do PSTU, teve seu nome apresentado no disco de estímulo, mas não alcança 1% das menções.
Menções aos candidatos
A proporção de menções a Zé Maranhão é maior entre os eleitores que cursaram até a 4ª série do ensino Fundamental (37%) e entre os mais jovens, de 16 a 24 anos (35%). Além disso, quanto menor a renda familiar do eleitor, maior as citações ao emedebista (chega a 35% na faixa de até 1 salário mínimo – SM, contra 22% na faixa acima de 2 SM). O candidato tem mais intenções de voto nos Demais Municípios do estado (33%), se comparado à Capital (23%).
Já as intenções de voto em Cartaxo são mais expressivas na Capital (29%), entre eleitores na faixa de renda familiar acima de 2 SM (23%) e entre os Evangélicos (23%).
• João é mais citado entre eleitores com escolaridade Superior (27%) e entre os que tem 25 a 34 anos de idade (22%). Além disso, quanto maior a renda do respondente, mais menções o candidato do PSB recebe – vai de 11% entre quem tem renda familiar até 1 SM e chega a 26% na faixa acima de 2 SM. Neste momento, o desempenho do candidato também é melhor na Capital do estado (23%).
Os demais candidatos são citados de forma homogênea nos segmentos analisados.

JornaldaParaíba

Nenhum comentário