Startup paraibana expande seu negócio para mercado internacional



Empresa vencedora do Startup Day, realizado pelo Sebrae, abrirá filial em Portugal no segundo semestre

A forma como se vive atualmente é bastante diferente da maneira como se vivia há pelo menos 10 anos atrás. Embora à primeira vista a rotina possa ser parecida, basta prestar atenção à maneira como se ouve música, conversa com os amigos ou se consome notícias, e logo se percebe as diferenças no dia a dia. Novas rotinas exigem, também, novas tecnologias e muitas vezes elas são criadas por pessoas que observam as necessidades do seu próprio dia a dia e criam maneiras de contorná-las: é assim que muitas das startups têm sido criadas, como é o caso da vencedora do Startup Day realizado pelo Sebrae este mês, a Its Cards, empresa paraibana que, no segundo semestre, já irá expandir seu mercado com uma filial em Portugal. 

Startup é um termo que vem crescendo no Brasil e é referente a uma empresa em fase inicial que tem uma proposta inovadora, com base tecnológica, baixo custo para iniciar as atividades e uma ideia com potencial de se transformar em negócio, além de outras características. Esse ano, participaram do Startup Day 150 empresas em Campina Grande e 350 em João Pessoa. O dia acontece simultaneamente em cidades de todo o Brasil e conta com uma programação voltada ao desenvolvimento das startups.  

A Its Cards, que está no mercado há um ano e meio, já alcançou boa parte do território brasileiro, além de contar com clientes também em países como Bolívia, Orlando e Portugal. Este ano, de acordo com um dos sócios da empresa, Alexandre Menezes, a meta é criar uma filial da startup em Portugal, onde ele deve passar uma temporada no início do segundo semestre. 

 A ideia de criar a Its Cards surgiu a partir de uma necessidade do próprio Menezes. "Eu estava prestes a ir para um congresso em Natal e tinha acabado de mudar a logomarca da minha empresa. Aquele congresso seria uma ótima oportunidade de eu vender meu peixe, mas às vésperas da viagem percebi que estava sem nenhum cartão de visitas atualizado. Foi aí que tive a ideia de fazer essa automação", conta. "Acabei criando algo que era uma necessidade de muitas pessoas. Quando comecei a falar da ideia para as pessoas ao meio redor, elas se interessavam. Meu barbeiro, mesmo, acabou sendo um de nossos primeiros clientes", relembra.

A Its Cards funciona da seguinte forma: ao invés de espalhar cartões de visita tradicionais, feitos em papel, a empresa garante aos seus clientes a produção de cartões de visita digitais, que podem ser enviados com rapidez através do WhatsApp. Recebido o cartão de visita, o possível cliente pode ser encaminhado para as redes sociais da marca, buscar a melhor rota para chegar à empresa ou até mesmo ter acesso a um painel de promoções que pode ser atualizado rotineiramente. Além de ser mais prático, o uso dos 'cartões de visita digitais' garante também a sustentabilidade, evitando que grandes quantidades de papel sejam utilizadas. 

O Sebrae Paraíba foi procurado pela startup para auxiliar na produção de uma plataforma que torne o serviço oferecido ainda mais automatizado. A previsão é de que ela esteja disponível já a partir do próximo mês. "Com a plataforma, nós teremos uma escalabilidade muito maior, até porque o próprio usuário poderá criar o cartão de visita próprio", afirma Menezes. Escalabilidade é uma palavra comum no universo das startups e significa a capacidade que a empresa possui de aumentar seu faturamento sem precisar elevar proporcionalmente seus custos – com produção, escritório e mão-de-obra, por exemplo. 

Startup Day - O primeiro lugar do Startup Day, evento que ocorreu no último dia 19 de maio, realizado pelo Sebrae,  ganhou a participação na Confêrencia Anual de Startups e Empreendedorismo, no Desafio LikeaBoss, representando a Paraíba; registro de marca com a MAVIP Premium; campanha de lançamento da Startup com a Qualitare; identidade visual da VIND STUDIO; Empretec do Sebrae; ingresso para Influenciadores Digitais; e workshop Growth Hacking com Bráulio Medina - Intensivo Digital. 

Postar um comentário

0 Comentários