Açude transborda, derruba casas e deixa moradores ilhados no Sertão

As fortes chuvas registradas, no Sertão da Paraíba, nos últimos dias provocou o transbordamento do açude que fica na comunidade Lancha II, na zona rural do município de Aguiar, e, por conseguinte, inundou e destruiu casas, localizadas  às margens do reservatório.
Neste final de semana, várias famílias ficaram ilhadas e desabrigadas e cobram assistência da Prefeitura Municipal. O acesso à comunidade é feito por meio de canoas improvisadas, inclusive prejudicando o deslocamentos dos estudantes para as escolas.
O agente de manutenção da Cagepa, José Roberto Valdevino, disse que o açude foi construído em 2016, mas as famílias não foram relocadas. “Com o transbordamento, as águas invadiram as casas”, revelou Alberto.

Denúncia ao MP

Em nome dos moradores, o advogado Françualdo Alves da Silva denunciou o caso ao Ministério Público Estadual. No documento, ele denuncia que “as famílias estão totalmente desabrigadas, ilhadas , isoladas e desamparadas pelo poder público com suas casas totalmente submersas nas águas da represa do açude do açude”.
Françualdo Alves ainda sustenta, na denúncia ao MP, que as famílias já eram para ser indenizadas e relocadas para outras áreas e casas para não correrem o risco iminente de perderem suas casas e móveis”.

Prefeitura vai relocar

O prefeito de Aguiar, Lourival Lacerda, disse que construiu casas na zona urbana, mas as famílias resistiram. Diante disto, novas moradias estão sendo construídas. “A Prefeitura já alugou uma casa para uma família morar, enquanto as demais estão nas residências de familiares”, frisou Lourival, acrescentando que deu cestas básicas e liberou canoas para o transporte.


JornaldaParaíba

Postar um comentário

0 Comentários