Header Ads

CMCG

Secretaria de Saúde de Queimadas promove capacitação para profissionais sobre a Hanseníase


A Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Saúde, dando continuidade às capacitações dos profissionais e visando sempre a atualização dos conhecimentos técnicos, realizou na manhã desta terça-feira (23), na Câmara dos Vereadores, uma capacitação sobre a prevenção, principais sintomas e o tratamento da Hanseníase.

A convite da Secretária de Saúde de Queimadas, Eugênia Bernardino, a enfermeira da Referência de Tuberculose e Hanseníase de Campina Grande, Margarete Carvalho, esteve junto aos profissionais para discutir sobre o tema. O evento foi destinado a médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do município, com o compromisso de qualificar e otimizar o atendimento à população.

“A informação ainda é a melhor arma contra a doença. Aos primeiros sinais (manchas pelo corpo com ausência de sensibilidade), o paciente deve procurar as unidades de saúde o quanto antes, pois quanto mais rápida a doença for detectada, mais fácil será o tratamento. E diante dos esclarecimentos prestados hoje por nossa colega Margarete, ficaremos mais alertas com relação aos sintomas, diagnóstico e tratamento, para assim podermos cuidar melhor da população do nosso município”, destacou Eugênia.

Em sua explanação, Margarete destacou que apesar da Hanseníase ser uma doença infecciosa e de fácil contágio (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro), ela tem cura e o tratamento é feito nas unidades de saúde, além de ser totalmente gratuito.

Nenhum comentário