Cássio parabeniza PB pela classificação no PISA




O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) tuittou na tarde de ontem, (09), sua homenagem à divulgação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), onde o Estado da Paraíba ficou em primeiro lugar no Nordeste e em 13º no Brasil.

Segundo dados repassados pelo ex-governador, a Paraíba obteve 385 pontos de coeficiente no Pisa. Nessa condição, a Paraíba obteve avaliação que superou os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco.

Na opinião de Cássio Cunha Lima, o bom desempenho da Paraíba no PISA se deve a realização de um conjunto de ações postas em prática à época em que ainda administrava o Estado, como a realização de concursos públicos, formação de professores e implantação do Ensino Médio em todas as cidades.

O PISA é um programa internacional de avaliação comparada, cuja principal finalidade é produzir indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais, avaliando o desempenho de alunos na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

Esse programa é desenvolvido e coordenado internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), havendo em cada país participante uma coordenação nacional. No Brasil, o PISA é coordenado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”.

As avaliações do PISA incluem cadernos de prova e questionários e acontecem a cada três anos, com ênfases distintas em três áreas: Leitura, Matemática e Ciências. Em cada edição, o foco recai principalmente sobre uma dessas áreas.


Simone Duarte

Postar um comentário

0 Comentários