Deputada Nilda Gondim apoia Sistema de Segurança implantado em Campina Grande

A deputada federal eleita no pleito deste ano, Nilda Gondim (PMDB), participou na manhã desta quarta-feira, (25), no Gabinete do Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vita do Rêgo, da solenidade de assinatura de termo de mútua cooperação entre o Executivo, polícias Civil e Militar, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), SAMU e Corpo de Bombeiros para a efetivação do Centro Integrado de Monitoramento (CIM), nas principais ruas do Centro da Cidade.

Nilda Gondim acredita que a implantação de um sistema como o CIM irá reduzir consideravelmente os crimes praticados na área comercial, inclusive com relação as “saidinhas” de bancos. “Esta é mais uma demonstração do compromisso do prefeito Veneziano com a segurança dos campinenses”, disse.

Segundo informações da deputada foram investidos R$ 400 mil em instalação de câmaras de monitoramento para garantir mais segurança aos comerciantes campinenses e aos transeuntes.

Ela acrescentou ainda que o Senador eleito Vitalzinho (PMDB) irá marcar ainda esta semana uma audiência com o ministro da Justiça para solicitar que a implantação desse sistema de segurança possa se estender aos bairros de Campina Grande. “Desta forma estaremos garantindo mais segurança aos nossos moradores e isso é compromisso firmado com o povo. Essa é uma das bandeiras de luta da nossa gestão”, frisou.

A Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIM) contará com 44 câmeras instaladas em 11 pontos estratégicos do centro, onde estarão 03 câmeras fixas e 01 móvel. As câmaras darão proteção à população nas seguintes áreas: Praça João Rique, Praça da Bandeira e Praça Alfredo Dantas, além das ruas Rui Barbosa, Floriano Peixoto, Venâncio Neiva, Cardoso Vieira, Maciel Pinheiro e Sete de Setembro. O serviço também atende ao Terminal de Passageiros.

A central de monitoramento – com seis monitores de alta resolução - foi instalada na sede da STTP, onde contará com a presença das Polícias Militar e Civil, Samu, Corpo de Bombeiros e de agentes da STTP que estarão atentos à movimentação do centro da cidade através de imagens em tempo real para tomada de decisão conjunta. O monitoramento acontecerá 24h por dia, armazenando imagens através de câmeras de altíssima qualidade e online.


De acordo com o prefeito Veneziano Vital, esta iniciativa traga grandes benefícios no setor produtivo do comércio de Campina. “A iniciativa, fruto de uma grande ação de parceria e cooperação, também contribuirá grandemente para a população, porque é uma ação preventiva para garantir o bem-estar de todos, terá eficácia no atendimento de qualquer tipo de ocorrência e servirá para a supervisão da qualidade do trânsito”, frisou.

Ainda segundo Veneziano, “os equipamentos já foram montados. Tudo já poderia começar a funcionar ainda hoje, mas é preciso a formalização deste termo cooperação entre as diversas entidades que atuarão conjuntamente em favor da melhoria das condições de segurança na cidade, especialmente no movimentado centro comercial campinense”, disse.

De acordo com o prefeito, o sistema tem tudo para dar certo por conta de estar sendo adotado um modelo pioneiro na Paraíba e compartilhado de gestão, onde cada órgão responsável estará designando um representante para o acompanhamento permanente da segurança no centro.

“Este grupo estará se reunindo, diariamente, em sala reservada especialmente para o acompanhamento deste tipo de serviço. Tal providência vai garantir total sucesso dessa iniciativa, inibindo ações criminosas no centro da cidade e contribuindo para o êxito do setor de segurança pública de Campina Grande”, afirmou, com otimismo, o prefeito campinense.

O prefeito também se comprometeu em levar o sistema de monitoramento eletrônico para os bairros campinenses. “Para tanto, vamos firmar parceria com o Ministério da Justiça, através do Fundo Nacional de Segurança. Este tipo de parceria deverá ser efetivada por conta dos altos custos da iniciativa, cujos benefícios para a sociedade acontecem 24 horas por dia”, afirmou.

Presenças – A solenidade contou com a presença de várias autoridades, a exemplo de Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo (Secretária estadual de Interiorização), Nelson Gomes Filho (presidente da Câmara Municipal de Campina Grande), Gilson Lira (SEDE), Salomão Augusto (STTP), Major Brandão de Melo (PM), delegado Ariosvaldo Adelino (Polícia Civil), Tatiana Medeiros (SAMU), deputada federal eleita Nilda Gondim, deputado estadual, Ivaldo Morais, e o vice-prefeito José Luiz Júnior. Também compareceram os vereadores Inácio Falcão, Rodolfo Rodrigues, Pimentel Filho, Fernando Carvalho, Olímpio Oliveira, Metuzelá Agra, Laelson Patrício, Ribamar e Antônio Pereira.

Simone Duarte

Postar um comentário

0 Comentários