A luta histórica do deputado federal Ruy Carneiro em defesa das ações de combate ao câncer reforça o compromisso do parlamentar com a construção de políticas públicas contínuas, investimentos na saúde e o fortalecimento dos hospitais filantrópicos. O tema foi mais uma vez destacado por Ruy durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta quarta-feira, 4 de fevereiro.
“O câncer não espera e não pode ser enfrentado com descaso ou demora. Cada paciente representa uma vida que precisa de cuidado, respeito e acolhimento. O Estado não pode falhar quando famílias inteiras dependem de um diagnóstico rápido e de um tratamento digno. Garantir acesso à saúde é uma obrigação moral e institucional”, defendeu o parlamentar.
Na prática, essa defesa tem se traduzido em ações concretas. Ao longo do mandato, Ruy já garantiu mais de R$ 37,5 milhões para hospitais de referência no tratamento do câncer na Paraíba, como o Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo, Padre Zé, HELP e FAP. Os recursos permitiram a ampliação de serviços, compra de equipamentos, novos leitos e melhorias estruturais.
No Napoleão Laureano, os investimentos viabilizaram a duplicação da quimioterapia e climatização das enfermarias. Os recursos recentes também estão contribuindo com a ampliação do ambulatório, implantação de energia solar e fortalecimento do uso do robô cirúrgico de alta precisão.
Já no São Vicente de Paulo, a atuação de Ruy garantiu uma nova UTI com 20 leitos, que deve ser inaugurada em breve. A unidade também recebeu investimentos do parlamentar para a ampliação da quimioterapia, que passou de cerca de 700 para mais de 2 mil atendimentos por mês.
Além dos recursos financeiros, o deputado também é autor de importantes projetos de lei no Congresso Nacional. Entre as matérias de destaque estão a que garante o direito a acompanhante para mulheres submetidas à mastectomia e ainda a que estabelece prazo máximo de 10 dias para a entrega de exames em casos de suspeita ou diagnóstico de câncer, reforçando a importância do diagnóstico precoce.
Ruy também é reconhecido pelo apoio a entidades sociais que acolhem pacientes e familiares, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o NACC e a Donos do Amanhã, além de ter sido o idealizador da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, em Brasília.



0 Comentários