Apoio social a famílias vulneráveis marca trabalho de Ruy à frente de Comissão da Previdência, Infância e Juventude


Resultados, fiscalização e avanço nas políticas sociais marcaram a atuação do deputado federal Ruy Carneiro à frente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Juventude e Família da Câmara dos Deputados. O parlamentar consolidou o trabalho da comissão como um dos principais espaços de debate e deliberação sobre proteção social, ampliando ações que impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros.

“Minha atuação em defesa das pessoas mais necessitadas e daqueles que mais precisam sempre foi feita com responsabilidade, escuta e compromisso real com as causas sociais. Os frutos gerados durante esse período em que estive à frente da presidência comprovam que a missão não foi apenas uma função institucional, mas uma postura constante de cobrança, construção e defesa de direitos”, ressaltou Ruy.

Eleito presidente por unanimidade em março de 2025, Ruy liderou a análise de 208 matérias, com a aprovação de 203 proposições, incluindo projetos voltados à previdência, assistência social, infância, idosos e pessoas com deficiência. Ao longo do último ano, a CPASF realizou 43 reuniões, com mais de 77 horas de debates e a participação de ministros, especialistas e representantes da sociedade civil.

No primeiro ano da gestão de Ruy, a Comissão teve atuação firme no acompanhamento das fraudes no INSS, cobrando a devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas. Também fortaleceu o diálogo com os ministérios da Previdência, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, ampliando a articulação de políticas públicas voltadas aos grupos mais vulneráveis.

O deputado ainda se destacou na relatoria de projetos estratégicos, como o que garante segurança jurídica à aposentadoria especial de diversas categorias profissionais. Em 2025, também foi promulgada a lei que assegura indenização e pensão vitalícia às vítimas da microcefalia causada pelo Zika vírus, beneficiando mais de 1.500 famílias, especialmente no Nordeste.

Independente das atividades da comissão temática, Ruy reforça que o trabalho continua de forma firme no Congresso Nacional, mantendo o foco na assistência social, na saúde pública e na defesa de quem mais precisa. A experiência à frente do colegiado, segundo ele, fortalece ainda mais sua atuação parlamentar nos próximos desafios.

Postar um comentário

0 Comentários