Segundo Veneziano, a solenidade simbolizou o compromisso do governo e das lideranças políticas com a democracia e com a responsabilização de quem atentou contra o Estado Democrático de Direito. O senador ressaltou que o presidente Lula cumpriu o que havia prometido ao se posicionar contra o que classificou como um “absurdo” na tentativa de flexibilizar ou conceder anistia por meio da discussão sobre a dosimetria das penas.
“Não poderíamos conceder que pessoas que atentaram contra nossas instituições pudessem passar impunes”, afirmou o senador no vídeo gravado após a solenidade.
Veneziano também relembrou os ataques ocorridos em 8 de janeiro de 2023, classificando a data como um marco negativo na história recente do país, marcado por violência e agressões às instituições democráticas. Para ele, o episódio não pode ser esquecido, justamente para que não se repita.
Ao final da declaração, o senador celebrou o que chamou de um “grande dia” para a democracia brasileira e reforçou a necessidade de manter viva a memória dos acontecimentos como forma de fortalecer o regime democrático.
“Grande abraço, viva a democracia”, concluiu.



0 Comentários