O fortalecimento da rede de apoio e acolhimento de crianças, jovens e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) está sendo ampliado na Paraíba por meio de mais uma ação do deputado federal Ruy Carneiro. O parlamentar garantiu recursos para mais uma instituição que atua na área, beneficiando diretamente o Instituto Autismo Amor Infinito, localizado no município de Guarabira, no Brejo paraibano.
Os investimentos vão permitir a ampliação dos atendimentos especializados oferecidos pela instituição, alcançando mais famílias que hoje enfrentam dificuldades para acessar terapias na rede pública.
“Meu compromisso é ampliar a qualidade e o alcance dos serviços especializados na Paraíba. É fundamental que as famílias e as pessoas com TEA tenham acesso às terapias essenciais, com um tratamento de qualidade e humanizado. Essa iniciativa vai permitir a contratação de novos especialistas, a melhoria da estrutura de atendimento e a ampliação do número de Beneficiários, contribuindo para a redução das filas de espera”, destacou Ruy Carneiro.
A iniciativa atende a um apelo feito por Joyce Morais, jovem autista assistida pelo instituto, que relatou as dificuldades enfrentadas por muitas famílias para conseguir acompanhamento terapêutico adequado.
A representante do Instituto Autismo Amor Infinito, Ercília Lira, ressaltou o impacto direto da nova ação rotina das crianças atendidas e comemorou a destinação dos recursos.
“O nosso objetivo é acolher as mães e cuidar dos seus filhos. Com essa emenda que o deputado Ruy Carneiro vai nos proporcionar, vamos conseguir oferecer atendimento com psicólogo, psicopedagoga, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. Isso vai trazer uma melhoria significativa para nossas crianças. Só temos a agradecer por esse apoio, que vai permitir a contratação de mais profissionais e um atendimento mais digno”, afirmou.
*Outras ações em defesa da inclusão*
Além do apoio direto a instituições, Ruy Carneiro tem uma atuação consolidada no Congresso Nacional em defesa dos direitos das pessoas com TEA. O parlamentar participou diretamente da articulação para a manutenção do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência leve, incluindo autistas de grau 1. A medida impediu que milhares de famílias perdessem o acesso ao benefício, considerado essencial para a subsistência de quem depende exclusivamente dessa renda.


0 Comentários