Homem de Guarabira é preso acusado de ataque hacker contra o TJ do Rio Grande do Sul


 As polícias civis da Paraíba e do Rio Grande do Sul cumpriram, nesta terça-feira (22), mandado de prisão preventiva contra um homem investigado por coordenar um ataque cibernético ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O suspeito foi localizado em Guarabira, no Brejo paraibano.

A investigação, denominada Operação Negazione, foi conduzida pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPRCC) do Rio Grande do Sul e teve apoio da Diretoria de Operações Especiais (DIOP), da Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC) e da 8ª Seccional da Polícia Civil da Paraíba.

O caso começou a ser apurado após o TJRS denunciar um ataque do tipo negação de serviço (DDoS) ocorrido no dia 26 de março deste ano. A ofensiva digital derrubou o sistema processual eletrônico (EPROC) e o site oficial do tribunal, afetando o funcionamento da Justiça no estado gaúcho.

Segundo as investigações, o homem preso em Guarabira seria responsável por um canal na deep web onde organizava os ataques e os transmitia ao vivo. O suspeito, que usava o codinome “FEDERAL”, ainda oferecia pagamentos via PIX para usuários que participassem das ações coordenadas contra servidores públicos e sistemas governamentais.

A análise técnica revelou que o ataque foi realizado por meio de uma botnet composta por mais de 2 mil dispositivos infectados em diversos países.

Com base nas provas reunidas, a polícia representou pela prisão preventiva do suspeito e pela expedição de mandados de busca e apreensão em endereços na Paraíba. As ordens foram concedidas pela Vara Regional de Garantias de Porto Alegre.

Os agentes apreenderam dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento e documentos que serão analisados para aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos, além de possíveis ligações com ataques semelhantes em outros estados.

A Polícia Civil destacou a importância da integração entre as forças de segurança para o combate a crimes cibernéticos de grande repercussão interestadual.

Postar um comentário

0 Comentários