TV PARAÍBA: idosa perde a visão após procedimento em Mutirão da Saúde; outros pacientes também relatam complicações



Uma denúncia grave foi revelada com exclusividade pela TV Paraíba e está causando preocupação entre pacientes e familiares que participaram de um mutirão de atendimentos oftalmológicos promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba. Uma idosa teria perdido totalmente a visão de um dos olhos após ser submetida a um procedimento dentro dessa ação coletiva de saúde.

De acordo com o filho da paciente, o tratamento começou há cerca de cinco meses, com aplicações mensais nos olhos para tentar restaurar a visão, que estava comprometida por conta de embaçamento. Na última quinta-feira, ela participou de mais uma etapa do procedimento, no Hospital das Clínicas, e saiu do local já sentindo dores e relatando que "algo tinha dado errado". Poucas horas depois, segundo a família, ela perdeu completamente a visão de um dos olhos.

“Ela saiu de lá com dor e dizendo que não tinha sido como das outras vezes. Depois, perdeu totalmente a visão”, afirmou o filho em entrevista à TV Paraíba. O tratamento, segundo ele, vinha sendo garantido por meio de uma decisão judicial que obrigava o Estado a fornecer as injeções necessárias.

Ainda conforme apurado pela reportagem da TV Paraíba, outros pacientes que participaram do mesmo mutirão também apresentaram sintomas graves após o procedimento. Há relatos de dores intensas, inflamações, risco de infecção e necessidade de internação. Um paciente da cidade de Picuí, por exemplo, está internado em um hospital privado, passando por procedimento cirúrgico após apresentar complicações semelhantes.

A TV Paraíba também ouviu uma fonte da área da oftalmologia, que confirmou a gravidade da situação e informou que vários pacientes vêm relatando sintomas parecidos após o mutirão promovido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Inicialmente, ao ser procurada pela equipe de reportagem, a Secretaria afirmou que se tratava de uma "fake news". Após novos contatos e diante de depoimentos de familiares, a pasta admitiu a internação de pelo menos um paciente no Hospital HELP. Já a assessoria do HELP confirmou que os pacientes internados após o mutirão estão recebendo cuidados médicos e passando por cirurgias corretivas.


Confira a reportagem da TV PARAÍBA:



Postar um comentário

0 Comentários