O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) defende que a música "Jóia Rara", do cantor e compositor Tom Oliveira, se torne o novo hino oficial da Paraíba. Segundo o parlamentar, a canção representa de forma autêntica a cultura, a história e o povo paraibano. Para viabilizar a mudança, ele pretende apresentar um pedido formal na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para que a população possa escolher, por meio de enquetes, a nova música que simbolizará o Estado.
A proposta será oficializada após o recesso de carnaval, conforme anunciado por Hervázio durante entrevista à rádio CBN Paraíba nesta segunda-feira (10). O deputado explicou que solicitará ao presidente da ALPB, Adriano Galdino, que determine ao setor de comunicação a divulgação da iniciativa e a organização das enquetes nos 223 municípios paraibanos. "A ideia é colocar quatro ou cinco músicas populares para que o povo possa escolher qual melhor representa a Paraíba", detalhou.
Hervázio justificou a necessidade da mudança afirmando que o hino atual não gera identidade com a população. "O hino da Paraíba efetivamente não pegou. Eu vi agora na mensagem do governador: toca o hino nacional e quase todo mundo canta. Quando toca o hino da Paraíba, ninguém, absolutamente ninguém, se arrisca a cantar qualquer das estrofes. É um hino que não guarda sintonia com nada, com a nossa cultura, com a nossa história", enfatizou.
Embora defenda a adoção de "Jóia Rara", Hervázio reforça a importância de ouvir a população antes de tomar qualquer decisão definitiva. "A música de Tom Oliveira é belíssima, tem uma letra que retrata bem o que é a Paraíba, nossos temas e nossas marcas culturais", destacou.
O hino atual da Paraíba foi escrito por Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo e musicado por Abdon Felinto Milanez. Embora tenha sido apresentado pela primeira vez em 1905, só foi oficializado como hino do Estado em 1979.
0 Comentários