Campina Grande Inicia Campanha Outubro Rosa com Ações Voltadas à Prevenção do Câncer de Mama

_Na cidade, sete mamógrafos estão disponíveis em instituições como o Hospital de Amor, a FAP, o Hospital Universitário (HU), o Hospital Municipal Pedro I, o HELP e clínicas conveniadas_

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande dará início, nesta quarta-feira (2), à campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama. O evento oficial de abertura ocorrerá no Teatro Municipal Severino Cabral, durante a manhã, e também marcará as comemorações pelo Dia do Agente Comunitário de Saúde e o Dia do Agente de Combate às Endemias, celebrado no próximo dia 4.

A campanha, que mobiliza unidades de saúde e outros serviços municipais, busca especialmente atingir mulheres entre 40 e 69 anos, faixa etária recomendada para o rastreamento do câncer de mama por meio da mamografia, exame considerado o padrão ouro no diagnóstico da doença. Para ampliar o acesso, a Secretaria de Saúde informou que todas as unidades de saúde estão preparadas para realizar o exame. Na cidade, sete mamógrafos estão disponíveis em instituições como o Hospital de Amor, a FAP, o Hospital Universitário (HU), o Hospital Municipal Pedro I, o HELP e clínicas conveniadas.

De acordo com a Secretaria, o Hospital de Amor tem realizado, além das mamografias, a coleta de exames citopatológicos do colo do útero diariamente. O município também organiza uma série de atividades durante o mês de outubro, incluindo ações em locais como o Parque da Liberdade, a Feira Central, e os espaços Arca Titão e Arca Catedral. Trabalhadoras do comércio de Campina Grande também serão mobilizadas para participar das atividades.

Em 2024, a campanha traz o tema "Florescer", com a flor Dália como símbolo. A flor representa os vínculos duradouros e o compromisso entre as mulheres e os profissionais de saúde, refletindo a importância da relação durante o processo de diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.

A Secretaria de Saúde também reforça o pedido para que as mulheres procurem os serviços de saúde e agendem suas mamografias. Apesar do aumento na oferta de vagas no último ano, houve um índice significativo de ausências, com muitas pacientes agendando exames, mas não comparecendo para realizá-los.


A expectativa é que a campanha Outubro Rosa de 2024 traga um impacto positivo na saúde das mulheres, incentivando a busca pelo diagnóstico precoce e promovendo uma maior adesão aos serviços de assistência à saúde.

Postar um comentário

0 Comentários