Paratletas treinados na UFPB participam de Grand Prix no Marrocos


Dois paratletas treinados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participarão do Grand Prix de Paratletismo de Marrakech, competição que ocorrerá de 15 a 17 de setembro deste ano, no Marrocos. Joeferson Marinho de Oliveira e Cícero Valdiran Lins embarcam no próximo dia 10 para o país e são os únicos representantes paraibanos no grupo de 24 atletas que compõem a delegação brasileira para o evento.

Praticante de lançamento de dardo, Cícero é competidor na classe F57 (para atletas com deficiência nos membros inferiores que competem em cadeiras de rodas), enquanto Joeferson compete na classe T12, para atletas com baixa visão, na prova de 100 metros rasos. As competições do Grand Prix, circuito internacional de atletismo promovido pelo Comitê Paralímpico Internacional, ocorrerão no Grand Stadium, na cidade de Marrakech.

O treinador dos dois paratletas, o servidor da UFPB Pedro de Almeida, mais conhecido como “Pedrinho”, explicou que um dos objetivos do Grand Prix é possibilitar que os competidores alcancem os índices estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a participação do Mundial da França, no próximo ano. Indagado sobre a participação do bicampeão na classe T47 (deficiência nos membros superiores) Petrúcio Ferreira, o treinador esclareceu a ausência do paraibano no evento no Marrocos.

“2023 e 2024 vão ser anos de muitas competições importantes. Terá o Mundial em Paris [Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico] e os Jogos Parapan-Americanos no Chile, em 2023 e os Paralímpicos em 2024. Por isso Petrúcio está sendo poupado. Como ele foi medalha de ouro em Tóquio, já estava garantido para o Mundial de Paris e por isso não vai participar do Grand Prix”, afirmou Pedrinho.

Comandada pelo treinador Pedrinho, a seleção de atletismo brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021, contou com a participação dos três paraibanos na delegação. Além de Petrúcio, que conquistou o ouro nos 100 metros rasos, Cícero conquistou a medalha de bronze no lançamento de dardo e Joeferson ficou em 4º lugar nos 100 metros rasos. Os atletas têm o apoio da UFPB por meio do projeto de extensão “Formação de atletas para o atletismo olímpico e paralímpico”, realizado pelo Departamento de Educação Física.




pbagora

Postar um comentário

0 Comentários