71,5% dos brasileiros podem ser infectados pelo coronavírus em 2022

 (Jonne Roriz/Bloomberg/Getty Images)

Estudo do Grupo Ação Covid-19 elaborou diferentes cenários para o próximo ano e serve de alerta para o perigo do fim das medidas de distanciamento social

Um novo estudo do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Ação Covid-19 desenvolveu possíveis cenários para pandemia em 2022. Os pesquisadores concluíram que a porcentagem de brasileiros infectados pelo Sars-CoV-2 pode chegar a 71,5% da população em áreas com alta densidade populacional e baixa qualidade de vida.

Criado em maio de 2020, o Ação Covid-19 reúne cientistas e pesquisadores de diversas áreas para estudar o desenvolvimento da pandemia no Brasil.

A pesquisa avaliou três possíveis variáveis: se a imunidade da vacina vai durar um ano ou um ano e meio, se a região tem alta densidade populacional e qual o Índice de Proteção à Covid-19 (IPC, um medidor de qualidade de vida considerando a infraestrutura urbana). Em relação à imunidade da vacina, os pesquisadores levaram em consideração a vacinação em carrossel, ou seja, à medida que a imunidade na população for diminuindo ela vai sendo reposta por novas doses.

Os pesquisadores encontraram o cenário mais positivo em uma cidade como São Paulo, com densidade populacional baixa e alto IPC, e a vacina garantindo proteção por um ano e meio. Nesse caso, 36,1% da população será infectada pelo vírus causador da Covid-19 no meio de 2022. O número vale para pessoas com diagnósticos positivos desde janeiro de 2020.


AgênciaOGlobo

Postar um comentário

0 Comentários