Seduc discute parceria com poder judiciário para projeto da Cultura de Paz


Através do projeto serão oferecidas formações com certificação aos profissionais da rede municipal 

O secretário de Educação da Prefeitura de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, se reuniu na manhã desta segunda-feira, 19, de forma remota com a juíza de Direito Ivna Mozart. Na pauta da reunião foi discutida uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Seduc, com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), com o objetivo de desenvolver o programa de Formação em Círculos de Construção de Paz.

Através do projeto serão oferecidos cursos, com foco nas comunidades escolares, para entender o que são e como aplicar os círculos de paz dentro da rotina escolar. De acordo com o secretário Raymundo Asfora Neto, a parceria visa aproveitar o alcance da rede municipal para fortalecer esta ideia.

“É uma parceria com o poder judiciário, através do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure), comandado brilhantemente pela juíza Ivna Mozart, que tem expertise nesse tema de Cultura de Paz. Nossa expectativa é efetivamente alimentar e nutrir essa cultura dentro da nossa rede com as famílias que são abrangidas por ela. Só de alunos, são mais de 35 mil. Considerando o alcance que a rede possui, ficamos felizes em somar, de modo efetivo, com o judiciário”, afirmou Raymundo Asfora Neto.

Para a juíza de direito e componente do grupo de trabalho para implementação do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure) do TJPB, Ivna Mozart, a adesão de Campina Grande ao projeto significa investimento em educação socioemocional.

“A importância da adesão do município de Campina Grande ao programa de formação em Círculos de Construção de Paz para ambientes escolares relaciona-se com a sinalização do interesse de inserir a comunidade escolar, que tem como principal público pessoas em especial estágio de formação de caráter – crianças e adolescentes - numa cultura de paz e não violência. Trata-se de incluí-la em um vigoroso movimento internacional de educação para a paz, aprendizagem socioemocional e resolução de conflitos”, avaliou a juíza Ivna Mozart.

Uma nova reunião ficou marcada para a próxima semana, na qual deverão participar secretários de outras pastas.

Postar um comentário

0 Comentários