Prefeitura recebe capacetes de respiração, doados pela FIEP, para tratamento de pacientes com covid

 

Prefeito Bruno Cunha Lima recebeu os equipamentos entregues pelo presidente da Federação, executivo Francisco Gadelha

A Prefeitura Municipal de Campina Grande recebeu nesta segunda-feira, 5, cinco capacetes de respiração não-invasiva, doados pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e importantíssimos para o tratamento de pacientes com covid. A entrega foi realizada pelo presidente da Federação, Francisco de Assis Benevides Gadelha, na sede da instituição, ao prefeito Bruno Cunha Lima e auxiliares.

O equipamento, chamado de Elmo, é um capacete não-invasivo que auxilia na respiração dos pacientes. O grande diferencial é que ele oferece mais segurança aos profissionais de saúde. O Elmo foi desenvolvido em parceria com o SENAI do estado do Ceará e é voltado a pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica, provocada pelo novo coronavírus. O instrumento evita a intubação de pacientes, reduzindo em mais de 60% a necessidade de internações em leitos de UTI.

“Essa doação é fundamental. Muitas pessoas já têm sido ajudadas por esse equipamento, no Ceará. O tratamento não-invasivo é essencial. Campina Grande já tem se destacado com a ventilação através das máscaras e agora evolui com a recepção desses cinco equipamentos, para servir como um tratamento extremamente eficaz”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima.

A doação aconteceu depois de uma provocação do prefeito Bruno, ao presidente da FIEP, para fazer a interlocução com o Sistema S do Ceará, a fim de trazer, para Campina Grande, a tecnologia desenvolvida pelo SENAI-CE. “Nós temos um compromisso muito forte com Campina Grande. Quando o prefeito ligou para mim falando do Elmo, eu realmente me apressei em trazer os cinco equipamentos para o Hospital Municipal Pedro I e, com certeza, a experiência aqui será muito exitosa também”, disse Buega Gadelha.

Também participaram da entrega o secretário de Saúde, Filipe Reul; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; o secretário Executivo de Saúde, Gilney Porto; o diretor do Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, médico Tito Lívio; além de servidores da FIEP.

Também nesta segunda-feira, o prefeito Bruno recebeu a cessão de uso de dois respiradores, para o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, do prefeito de Solânea, Kaiser Rocha. Há dez dias, a unidade hospitalar também recebeu a doação de outros quatro respiradores, da Fundação Pedro Américo, junto com a Unifacisa, através do gesto do chanceler do Centro Universitário, médico Dalton Gadelha.

Postar um comentário

0 Comentários