Seplan/CG realiza parceria com IBGE para divulgação de dados estatísticos no Observa Campina

 


Com objetivo de ampliar a divulgação de dados sobre Campina Grande pela plataforma do Observa Campina, foi realizada, nesta quinta-feira, 18, uma videoconferência entre a Secretaria de Planejamento, Gestão e Transparência e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um seminário online será marcado, para os próximos dias, para que questionamentos e dúvidas sejam dirimidos, a fim de ampliar a parceria.

A ideia é que os dados coletados do Censo 2020 sobre Campina Grande, além de outros que o IBGE dispõe sobre o município, sejam replicados na plataforma online do observatório municipal, que deverá ser lançado em breve pelo prefeito Bruno Cunha Lima.  

Na ocasião da reunião, o secretário de Planejamento, Gestão e Transparência, professor Felix Araújo Neto, ressaltou que a Seplan foi provocada pelo Chefe do Executivo para que fosse proposta a parceria com o Instituto, no sentido de agregar mais informações sobre o município direto no Observa Campina.

“O prefeito Bruno Cunha Lima pediu que realizássemos essa parceria para trazer mais informações sobre o município de Campina Grande e embasar ainda mais a plataforma do Observa Campina. Um seminário será realizado para que, após isso, possamos dar prosseguimento a inclusão e divulgação dos dados”, disse.

Para o coordenador regional de pesquisa do Censo 2020, Eurico Barreto, a parceria com a Prefeitura de Campina Grande será de fundamental importância.

“Fico feliz com essa parceria e por saber que esses dados serão divulgados no Observa Campina. É importante que a Prefeitura de Campina Grande os utilize, pois, diante deles, será possível promover políticas públicas para o município. Tanto os dados do IBGE, quanto os que as próprias secretarias municipais já dispõem, serão um escopo para o planejamento de ações em prol da população”, frisou.

Participaram da videoconferência a equipe técnica do projeto, além do secretário da Seplan, Felix Araújo Neto; da secretária de Ciências, Tecnologia e Inovação, Laryssa Almeida, e do Gerente de Projetos, Tercio Andrade e representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos.

Observa Campina

O Observa Campina é um projeto de gestão e intersetorial que visa à divulgação, em tempo real, de dados sobre o município, levando em consideração todos os aspectos; sejam eles sociais, econômicos, de saúde, educação, cultural entre outros.

O projeto é gerido pelo Comitê de Governança, Tecnologia e Inovação, que tem como presidente o secretário de Finanças, Gustavo Braga, como vice-presidente, a secretária de SCTI, Laryssa Almeida, e como madrinha a primeira-dama Juliana Brito Cunha Lima, que acredita no desenvolvimento de ações e políticas públicas em prol da população, diante da divulgação e análise dos dados dispostos no Observa Campina.

Postar um comentário

0 Comentários