DESENVOLVIMENTO: Seplan participa de seminário para apresentação de diretrizes do Projeto ANDUS

 

Apresentar diretrizes, levantamentos e dados sobre o município de Campina Grande, para servir de base e traçar o planejamento estratégico de desenvolvimento da cidade como Polo Regional. Este foi o objetivo do Seminário Projeto ANDUS (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil), realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de videoconferência.

O evento contou com a participação do prefeito Bruno Cunha Lima; do secretário de Planejamento, Gestão e Transparência, Felix Neto; do secretário Executivo, Túlio Duda Paz; dos gestores e membros do Comitê do Projeto ANDUS, da Seplan; além de representantes das Secretarias de Finanças, de Desenvolvimento Econômico, de Agricultura, de Saúde, da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos e das prefeituras das cidades de Lagoa Seca, Massaranduba, Boa Vista e Queimadas.

Na ocasião, várias temáticas foram discutidas, tais como: Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU); Produção de Informações Urbano-Regionais no IBGE Contexto de Campina Grande; Conexões do Regional, Urbano e Social no Território Urbano, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O seminário ainda definiu os próximos passos a serem realizados por Campina Grande, no sentido de cumprir as demandas do Projeto-piloto.

Em sua participação, o prefeito Bruno Cunha Lima falou sobre a importância do ANDUS para o desenvolvimento do município. Lembrou que conheceu o projeto quando foi secretário Chefe de Gabinete do ex-prefeito Romero Rodrigues e comentou a satisfação de a Seplan dar prosseguimento ao projeto.

“Ver a concretização desse projeto, nessa parceria entre o governo Alemão e o Ministério do Desenvolvimento Regional, é muito gratificante. Vi o nascedouro lá atrás, quando ainda era secretário Chefe de Gabinete, e tive o prazer de participar de nossas primeiras conversas. Esse intercâmbio de conhecimento, a recepção dessas metodologias e sistematização do que representa o desenvolvimento regional, a partir da consolidação de cidades polos, como é o caso de Campina Grande, pra gente ainda é fundamental diante do momento em que estamos vivendo”, disse o prefeito.

O seminário também foi uma consultoria do Ministério do Desenvolvimento Regional para Campina Grande e as cidades vizinhas poderem dialogar e levantar problemas que podem ser melhorados, tendo o município campinense como polo regional.

PROJETO ANDUS

O Projeto ANDUS é uma iniciativa de cooperação técnica entre o governo brasileiro (MDR e MMA) e o governo alemão (Deutshe Gesellschaft für Zusammenarbeit – GIZ), e tem o objetivo de elaborar uma estratégia nacional de desenvolvimento urbano, ancorada no tripé econômico-social-ambiental da sustentabilidade.

As ações realizadas, através dos municípios selecionados, são piloto e visam a implementação, em conjunto, de estratégias, diretrizes e instrumentos de desenvolvimento urbano sustentáveis. Os municípios selecionados representam, em parte, a diversidade dos municípios brasileiros, de forma a possibilitar a construção de abordagens e metodologias que possam ser adaptadas às diferentes realidades e posteriormente replicadas. 

Foram selecionados para participarem do projeto-piloto os municípios de: Anápolis/GO, Campina Grande/PB, Eusébio/CE. Fortaleza/CE, Hortolândia/SP, Tomé-Açu/PR

Campina Grande só foi selecionada no ano passado, após a desistência de um outro município e, devido a isso, somente agora tem realizado as ações determinadas pelo MDR.

Postar um comentário

0 Comentários