Secretaria de Saúde de CG restabelece estratégia de vacinação para idosos de 80 a 89

 

A Secretaria de Saúde de Campina Grande estabeleceu a estratégia para vacinar os idosos de 80 a 89 anos na próxima semana. O planejamento foi definido com o Comitê Municipal de Imunização. A vacina será ofertada em larga escala para idosos de 85 a 89 anos e para públicos específicos de idosos de 80 a 84. A Secretaria de Saúde também vai imunizar os idosos de instituições de longa permanência que ainda não receberam a vacina. 

Drive-thru – Na terça-feira, dia 2, será realizada a vacinação no sistema drive-thru para idosos de 85 a 89 anos. Na quarta, dia 3, o drive-thru será voltado para idosos de 80 a 84 anos de idade. Para cada dia foram destinadas 800 vagas e os interessados devem fazer o agendamento pelo site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br. As ações de drive-thru acontecem no estacionamento do Clube Campestre, das 8h às 16h, e apenas as pessoas que fizeram o agendamento serão atendidas.

Pontos fixos – Na quarta-feira também serão abertos mais de 30 pontos fixos de vacinação, que serão destinados exclusivamente para pessoas de 85 a 89 anos. Para receber a vacina nestes postos não precisa fazer agendamento, basta procurar o local levando documento de identificação pessoal oficial e cartão do SUS.

Os pontos fixos serão reservados para a faixa etária de 85 a 89. Para este público, a Secretaria Estadual de Saúde enviou 3.160 doses, que é suficiente para imunizar todas as pessoas nessa faixa de idade do município. Por isso, além da vacinação no modelo drive-thru, a vacina também será ofertada para estes idosos em pontos descentralizados. Ou seja, nos 31 postos montados nas escolas e nas unidades de saúde não serão vacinados os idosos de 80 a 84 anos. Essa medida foi tomada porque o quantitativo de doses enviado para este público é suficiente para imunizar apenas 26% dessas pessoas. São mais de 5 mil idosos de 80 a 84 anos e foram enviadas apenas 1.660 doses para este público.

Dessa forma, serão ofertadas as 800 vacinas no drive-thru e o restante será aplicado nas casas dos idosos acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde que têm dificuldade de locomoção. 

“Estamos tendo esse cuidado de escalonar a vacina dos idosos de 80 a 84 anos porque não tem doses para todos, por enquanto”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Filipe Reul.

Casas de permanência – Durante esta próxima semana também serão imunizados os idosos das casas de longa permanência que ainda não receberam a vacina. Em Campina Grande são 17 instituições, mas apenas 3 têm cadastro junto ao Ministério da Saúde e, por isso, o município recebeu inicialmente apenas 160 doses para este público, mesmo tendo 467 pessoas idosas vivendo em abrigos. Agora, a Coordenação Municipal de Imunização vai realizar a vacinação dessas pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários