Panta será denunciado por desvio de finalidade de verba destinada ao combate à Covid-19

 


O município de Santa Rita, localizado a cerca de 20 quilômetros de João Pessoa, Capital paraibana, está no epicentro da covid-19 na Paraíba com 177 mortes e mais de 4 mil casos positivos da doença, sendo a terceira cidade com maior numero de óbitos e quinta colocada no número de casos confirmados, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, enfrentando risco de colapso na saúde pública por causa da pandemia.

Mesmo diante dessa situação, o dinheiro destinado pelo Governo Federal para combater o vírus estaria sendo desviado pelo prefeito médico, Emerson Panta, para outras finalidades, de acordo com denúncias feitas pelo presidente do diretório municipal do MDB em Santa Rita, empresário Nicola Lomonaco.

De acordo com o denunciante, baseado no Semanário Oficial da Prefeitura de Santa Rita, datado do último dia 30 de novembro, pelo menos R$ 1 milhão e 187 mil, destinados à realização de atividades para a cobertura de ações e enfrentamento à Covid-19 teriam sido utilizados de forma irregular pela prefeitura para pagamentos diversos.

“A recomendação do Ministério da Saúde prevê que os recursos podem até ser aplicados para custear novas contratações para o enfrentamento de covid-19, mas, no caso da Prefeitura de Santa Rita, Panta incluiu compras e pagamentos diversos nos custos a serem pagos com a verba específica de combate ao coronavírus”, afirmou o presidente do MDB.

Para o empresário Nicola Lomonaco, o dinheiro enviado pelo Governo Federal vem para incrementar a estrutura da área da saúde, tendo em vista que a demanda aumentou. “Seria o caso da contratação de novos profissionais, novos leitos clínicos e de UTI, medicamentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), enfim, uma série de medidas para o enfrentamento da doença que não tinha antes”, acrescentou.

O presidente municipal do MDB vai entrar com adenuncias junto ao Ministério Público Federal (MPF), à Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e à Polícia Federal para apurar o possível desvio de finalidade de verbas do combate ao Covid-19.

“Vamos fiscalizar cada centavo. Queremos a devolução do dinheiro que foi destinado para o combate a essa pandemia que vem matando muitos Santarritenses e o prefeito está usando para outras finalidades”, finalizou.


FatosPB

 

Postar um comentário

0 Comentários