Terremoto de magnitude 7.0 atinge Turquia e Grécia; Há mortos e mais de 200 feridos

 



Um forte terremoto, de magnitude 7.0 na escala Ritcher, fez tremer o Oeste da Turquia e também foi sentido na Grécia. Pelo menos seis pessoas morreram e 202 ficaram feridas, de acordo com autoridades turcas de gestão de desastres. O tremor, que causou danos a diversos edifícios, aconteceu no mar Egeu, perto da ilha grega de Samos.

A Presidência de Gestão de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD) estimou a magnitude do terremoto em 6.6, enquanto o Serviço Geológico dos EUA disse que foi de 7.0.

O epicentro foi registrado a cerca de 17 km de Esmirna, a uma profundidade de 16 km, disse a AFAD, enquanto o órgão americano disse que a profundidade era de 10 km e que o epicentro ficava a 33,5 km da costa da Turquia.

O ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, disse no Twitter que seis prédios desabaram em dois distritos de Esmirna, a terceira maior cidade da Turquia. Já o prefeito da cidade, Tunc Soyer, estimou que pelo menos 20 construções ruíram durante o tremor.

Murat Kurum, ministro do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, confirmou que há mais vítimas entre os escombros e equipes de socorro já começaram as operações de resgate.


Forte terremoto colapsa prédios na cidade de Izmir, na Turquia - Imagens: @EarthQuakesTime



Já circulam imagens nas redes sociais de equipes de resgate trabalhando para resgatar possíveis feridos. Soylu afirmou também que ainda não há confirmação de vítimas fatais no país. Contudo, o tremor teria sido sentido em outras seis províncias turcas, causando rachaduras em diversos edifícios.

"Todas as nossas instituições começaram a se mover para o local para iniciar os esforços necessários", disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em uma postagem no Twitter.

Imagens da mídia turca e outras publicadas nas redes sociais mostram carros, geladeiras, mesas e outros móveis sendo arrastados pela inundação nas ruas da cidade. O porto de Esmirna também foi tomado pela água e dezenas de embarcações ficaram à deriva.

Um porta-voz da polícia grega disse que houve danos a alguns prédios antigos da ilha, sem relatos de feridos até o momento. "Nunca vivemos nada parecido. As pessoas estão em pânico", afirmou George Dionysiou, vice-prefeito de Samos.

A agência AFP diz ainda que o tremor causou um tsunami e danos materiais na ilha grega de Samos. Há imagens nas redes sociais que mostram os estragos causados pelo terremoto.

Atravessada por grandes falhas geológicas, a Turquia está entre os países mais propensos a terremotos do mundo. Em 1999, um terremoto de magnitude 7.4 sacudiu a cidade de Izmit, no noroeste do país, causando mais de 17 mil mortes e deixando mais de 500 mil pessoas desabrigadas.

Em 2011, um tremor de magnitude 7.1 na província de Van matou mais de 600 pessoas.

Em janeiro deste ano, 40 pessoas morreram durante um terremoto de magnitude 6.8 na província de Elazig, no leste do país.


Yahoo





Postar um comentário

0 Comentários