CRM-PB constata que hospital inaugurado na PB em 2018 nunca foi utilizado

.
Foto: Portal do Brejo



O Conselho Regional de Medicina da ParaĆ­ba (CRM-PB) esteve, nesta segunda-feira (27), na cidade de Cacimba de Dentro, na microrregiĆ£o do CurimataĆŗ paraibano, a 170 km de JoĆ£o Pessoa, e constatou que o hospital Luiz OlegĆ”rio da Silva, inaugurado desde 2018, e que beneficiaria parte da populaĆ§Ć£o desta regiĆ£o, ainda nĆ£o comeƧou a funcionar. A unidade, com Ć”rea de mais de 1,7 mil m2, possui respiradores, bloco cirĆŗrgico e radiografia. No entanto, nĆ£o recebe pacientes.

Atualmente, a assistĆŖncia Ć  saĆŗde da populaĆ§Ć£o de Cacimba de Dentro Ć© realizada no hospital municipal Isabel Moreira de Souza, que sĆ³ tem um mĆ©dico de plantĆ£o 24 horas, nĆ£o possui respirador, nĆ£o faz monitorizaĆ§Ć£o dos pacientes vĆ­timas da Covid-19, nĆ£o tem laboratĆ³rio especializado, nem realiza exame de imagens. No entanto, no hospital Luiz OlegĆ”rio da Silva, que recebeu um investimento de aproximadamente R$8 milhƵes, conforme dados do Governo da ParaĆ­ba, na Ć©poca de sua inauguraĆ§Ć£o, hĆ” dois respiradores na sala de estabilizaĆ§Ć£o, bloco cirĆŗrgico completo, sala de radiografia com equipamentos e Central de EsterilizaĆ§Ć£o.

“Encontramos um grande paradoxo na cidade. Enquanto hĆ” um atendimento precĆ”rio no hospital municipal, hĆ” um amplo e importante equipamento de saĆŗde sem estar em funcionamento, inaugurado hĆ” quase dois anos. Faltam alguns reparos e instalaĆ§Ć£o de alguns equipamentos, mas o hospital tem uma estrutura excelente para atender a populaĆ§Ć£o da regiĆ£o”, destacou o vice-presidente do CRM-PB, AntĆ“nio Henriques.

Cacimba de Dentro possui 17,2 mil habitantes e, desde o inĆ­cio da pandemia da Covid-19, jĆ” registrou 138 casos de infecĆ§Ć£o pelo novo coronavĆ­rus e um Ć³bito, conforme dados da Secretaria Estadual de SaĆŗde.

“O hospital municipal, que atende a populaĆ§Ć£o atualmente, nĆ£o realiza o fluxo bidirecional dos pacientes com suspeita de Covid-19, ficando todos na mesma recepĆ§Ć£o. Se tiverem algum sintoma gripal ou suspeita de infecĆ§Ć£o pelo novo coronavĆ­rus sĆ£o encaminhados para uma unidade bĆ”sica, nos casos leves. Os casos moderados e graves ficam em isolamento para serem transferidos para a UPA de Guarabira, que Ć© a Ćŗnica unidade de referĆŖncia Covid para o Brejo paraibano”, explicou o conselheiro e membro da ComissĆ£o de Enfrentamento ao CoronavĆ­rus do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.

De acordo com informaƧƵes do Governo da ParaĆ­ba, na Ć©poca da inauguraĆ§Ć£o do hospital, em dezembro de 2018, a unidade deveria possuir 28 leitos, sendo seis para observaĆ§Ć£o adulto, dois leitos de observaĆ§Ć£o pediĆ”trica, sala de estabilizaĆ§Ć£o de pacientes graves, sala de procedimentos e pequenas cirurgias, inaloterapia e enfermarias climatizadas.

ApĆ³s a visita desta segunda-feira, o CRM-PB vai elaborar um relatĆ³rio que serĆ” encaminhado aos gestores estaduais e municipal, alĆ©m do MinistĆ©rio PĆŗblico.



BlogdoJanildo

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios