Comprar um imóvel em João Pessoa 100% online é confiável?

.



Diz aí: “com que frequência você compra pela internet? ”. Segundo dados de uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no período entre 1º de março e 25 de abril deste ano, foram mais de 45 milhões de pedidos em 4 mil lojas virtuais. Os produtos mais procurados correspondem aos setores de vestuário, cosméticos, farmácia, eletroeletrônicos, alimentação, bebidas, acessórios, autopeças, entre outros.

A compra pela internet, que faz parte da vida dos brasileiros há bastante tempo, aumentou durante a fase de isolamento social. Porém, quando o investimento é maior, como no caso de um imóvel, a gente se perguntapor diversas vezes: “será que é seguro? ”. Não é para menos, um investimento de valor alto merece o máximo de atenção.

Por isso, antes de tomar uma decisão tão importante ou seguir a sua busca pelos classificados de imóveis na internet, você precisa ler este artigo. Vamos lá?

Antes de iniciar as negociações, cheque se o anúncio é real

Começamos com este alerta, pois não desejamos que você caia em um golpe da internet. Pelo contrário, recomendamos que entre em contato com a empresa responsável pelo anúncio, uma vez que é comum encontrarmos anúncios de imóveis em outros sites. Pergunte sobre a veracidade da propaganda, garantindo de que não se trata de fraude.

Se mesmo assim, você não estiver convencido, pesquise pelo endereço do imóvel em aplicativos ou nas ferramentas de mapas. Além disso, copiar as fotos do imóvel e realizar uma busca por imagens na internet, pode revelar se elas estão em outros lugares na rede.

Me falaramque é mais barato comprar pela internet

Será que é? Ainda que não tenhamos uma imobiliária na negociação, os preços não sofrem grandes alterações de um lugar para o outro. Sem contar que, aquela oferta “imperdível” de apartamento à venda em João Pessoa, pode esconder algum tipo de armadilha. Não é apenas um trocadilho, “o barato pode sair caro”.

Fique atento aos pedidos antecipados de valores. Nenhuma empresa ou corretor sensato, solicitará adiantamento antes das conversas estarem avançadas e sem lhe mostrar todos os detalhes do imóvel.

Cuidado com a velha pressão

Nem mesmo na internet, aquela velha pressão para fechar um negócio deixou de existir. Tome cuidado para não concretizar uma compra só porquê o vendedor disse que você precisa se decidir agora. Pode, inclusive, se tratar de outra fraude.

Pesquise pelo nome do vendedor e a empresa que ele representa. Há casos em que o anunciante diz ser funcionário de determinada empresa, mas que na realidade, não tem nenhuma ligação. Para se certificar, entre em contato com a empresa e passe as características do vendedor. Se a resposta for negativa, bloqueie essa pessoa imediatamente. Se preferir, denuncie!

Segurança online e off-line

A digitalização de documentos tem aumentado, contudo, a segurança de computadores e celulares, no que se refere à documentação, nem sempre é a mesma do papel. Sem contar que a palavra, escrita ou gravada em áudio, do vendedor ou do proprietário do imóvel à venda, torna-se uma das poucas ferramentas, em casos de disputas judiciais.

Lembre-se, seja online ou off-line (fora da internet), certifique-se de que o imóvel não tenha nenhum problema, como impostos atrasados, penhora, disputa judicial entre a família etc.

Fechar um negócio deste tamanho 100% online é possível, entretanto, caro (a) leitor (a), se você não tomar os cuidados que acabou de ler, enfrentará, provavelmente, grandes problemas no futuro. Ao ver um anúncio de casas à venda em João Pessoa, pesquise bastante antes de fechar negócio, seja virtualmente ou aqui do lado de fora da internet.

Caso não se sinta seguro na hora de fechar um negócio, não deixe de procurar ajuda especializada. As chances de fazer um bom negócio são maiores, com certeza!

 

Agora que você já sabe dos cuidados de comprar imóveis pela internet, compartilhe essa publicação com as pessoas que você acha que deveriam ler. Continue acompanhando nossos conteúdos!


Postar um comentário

0 Comentários