Quase 700 foragidos da justiça na Paraíba foram beneficiados com o auxílio emergencial

.


O número de pessoas que têm direito a receber o Auxílio Emergencial (R$ 600) do Governo Federal e tiveram problemas é alto. As denúncias de inconformidades e de demora na liberação, inclusive, chegaram a provocar a criação de uma ‘força-tarefa’ por parte do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU), que tenta ajudar pessoas que deveriam receber os recursos e tiveram os pedidos indeferidos. Mas, por outro lado, um levantamento da Controladoria Geral da União (CGU) mostra que 699 foragidos da Justiça conseguiram ter o benefício liberado na Paraíba.

São pessoas que respondem por crimes como tráfico de drogas, roubos e que deveriam estar presas, por terem mandados de prisão em aberto. O Estado é o 3º no ranking do Nordeste em liberação de benefícios para foragidos, ficando atrás somente do Ceará, com 1.169 benefícios nessa situação; e da Bahia, com 1.096.

Em todo o Brasil, conforme reportagem do Fantástico do último domingo, aproximadamente 27 mil foragidos da Justiça do país tiveram os auxílios liberados indevidamente. Dos 22 foragidos mais procurados do país, 11 tiveram o benefício liberado.

Aqui na Paraíba, no fim do mês passado, o levantamento feito pela CGU serviu de base para a Operação Malhas da Lei, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) e a Polícia Militar. As equipes conseguiram prender mais de 100 dos foragidos, que estavam há tempos com mandados de prisão não cumpridos.

O Auxílio Emergencial

No Brasil o Auxílio Emergencial é pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados atingidos pelos efeitos econômicos da pandemia do coronavírus. De acordo com o Governo Federal, 58 milhões de brasileiros já tiveram os cadastros liberados, mas casos suspeitos estão passando por “reanálise”. As estimativas da CGU são de que em todo o país 233 mil pessoas podem ter recebido o beneficio ilegalmente.

Veja ranking de benefícios para foragidos no Nordeste:

CE – 1169
BA – 1096
PB – 699
RN – 641
PE – 640
MA – 617
SE – 498
AL – 318
PI – 317

Fonte: Pleno Poder

Postar um comentário

0 Comentários