Em nota, Bolsonaro reagiu ao autoritarismo de Ministro do STF

.


Depois de um dia inteiro em silĂȘncio, o presidente Jair Bolsonaro divulgou publicou uma nota em suas redes sociais no final da noite desta terça-feira (16). “É o povo que legitima as instituiçÔes, e nĂŁo o contrĂĄrio. Isso sim Ă© democracia”. A declaração ocorre em reação Ă s medidas do ministro do Supremo Tribunal Alexandre de Moraes, realizadas nesta terça-feira (16), contra aliados.

Confira Ă  Ă­ntegra do texto publicado por Bolsonaro no Twitter:

“O histĂłrico do meu governo prova que sempre estivemos ao lado da democracia e da Constituição brasileira. NĂŁo houve, atĂ© agora, nenhuma medida que demonstre qualquer tipo de apreço nosso ao autoritarismo, muito pelo contrĂĄrio.

Em janeiro 2019, apĂłs vencermos nas urnas e colocarmos um fim ao ciclo PT-PSDB, iniciamos uma escalada do Brasil rumo Ă  liberdade, trabalhando por reformas necessĂĄrias, adotando uma economia de mercado, ampliando o direito de defesa dos cidadĂŁos.

Reduzimos também todos índices de criminalidade, eliminamos burocracias, nos distanciamos de ditaduras comunistas e firmamos alianças com países livres e democråticos. Tiramos o Estado das costas de quem produz e sempre nos posicionamos contra quaisquer violaçÔes de liberdades.

O que adversĂĄrios apontam como “autoritarismo” do governo e de seus apoiadores nĂŁo passam de posicionamentos alinhados aos valores do nosso povo, que Ă©, em sua grande maioria, conservador. A tentativa de excluir esse pensamento do debate pĂșblico Ă© que, de fato, Ă© autoritĂĄria.

Vale lembrar que, hĂĄ dĂ©cadas, o conservadorismo foi abolido de nossa polĂ­tica, e as pessoas que se identificam com esses valores viviam sob governos socialistas que entregaram o paĂ­s Ă  violĂȘncia e Ă  corrupção, feriram nossa democracia e destruĂ­ram nossa identidade nacional.

Suportamos a todos esses abusos sem desrespeitar nenhuma regra democråtica, até mesmo quando um militante de esquerda, ex-membro de um partido da oposição, tentou me assassinar para impedir nossa vitória nas eleiçÔes, num atentado que foi assistido pelo mundo inteiro.

Do mesmo modo, os abusos presenciados por todos nas Ășltimas semanas foram recebidos pelo governo com a mesma cautela de sempre, cobrando, com o simples poder da palavra, o respeito e a harmonia entre os poderes. Essa tem sido nossa postura, mesmo diante de ataques concretos.

Queremos, acima de tudo, preservar a nossa democracia. E fingir naturalidade diante de tudo que estå acontecendo só contribuiria para a sua completa destruição. Nada é mais autoritårio do que atentar contra a liberdade de seu próprio povo.

SĂł pode haver democracia onde o povo Ă© respeitado, onde os governados escolhem quem irĂĄ governĂĄ-los e onde as liberdades fundamentais sĂŁo protegidas. É o povo que legitima as instituiçÔes, e nĂŁo o contrĂĄrio. Isso sim Ă© democracia.

Luto para fazer a minha parte, mas nĂŁo posso assistir calado enquanto direitos sĂŁo violados e ideias sĂŁo perseguidas. Por isso, tomarei todas as medidas legais possĂ­veis para proteger a Constituição e a liberdade do dos brasileiros. BRASIL ACIMA DE TUDO; DEUS ACIMA DE TODOS!”

Na manhã desta terça, a Polícia Federal deflagrou uma ação com mandados de busca e apreensão contra o publicitårio Sérgio Lima e o empresårio Luís Felipe Belmonte. Os dois são ligados ao Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro pretende criar.

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), bolsonarista, também foi alvo. Agentes estiveram em endereços dele e também no gabinete, no Congresso.

No final da tarde, ministro do Supremo, Alexandre de Moraes determinou a quebra de sigilo fiscal de 11 aliados do governo no Congresso Nacional, o presidente da RepĂșblica Jair Bolsonaro. SĂŁo eles:

Daniel Silveira, deputado federal (PSL-RJ)
Junior do Amaral, deputado federal (PSL-MG)
Otoni de Paula, deputado federal (PSC-RJ)
Caroline de Toni, deputada federal (PSL-SC)
Carla Zambelli, deputada federal (PSL-SP)
Alessandra da Silva Ribeiro, deputada federal (PSL-MG)
Beatriz Kicis, deputada federal (PSL-DF)
Coronel GirĂŁo, deputado federal (PSL-RN)
José Guilherme Negrão Peixoto, deputado federal (PSL-SP)
Aline Sleutjes, deputada federal (PSL-PR)
Arolde de Oliveira, senador (PSC-RJ)

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios