Secretário de Saúde apresenta procedimentos de prevenção ao coronavírus para o Ministério Público


O Secretário de Saúde de Campina Grande, Filipe Reül, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 13, com a procuradora da Saúde, Adriana Amorim, do Ministério Público da Paraíba, para apresentar todas as medidas adotadas pelo município para a prevenção e o enfrentamento ao coronavírus. O Diretor de Vigilância em Saúde do município, Miguel Dantas, também participou da reunião.

Na ocasião, o secretário esclareceu sobre os procedimentos estabelecidos para a detecção de casos suspeitos, o início do tratamento clínico, a coleta de material para testes clínicos, o encaminhamento para as unidades de referência, a capacitação de profissionais, o acompanhamento de pacientes e familiares e o trabalho de prevenção e de assistência realizado pela vigilância em saúde da Secretaria.

"Estamos estabelecendo os protocolos e a comunicação sobre os procedimentos adotados pelo município para que o Ministério Público possa nos ajudar no trabalho informativo e jurídico nesse papel minucioso e cauteloso de enfrentamento ao coronavírus", explicou o Secretário Filipe Reül.

"Estamos buscando entender todas as medidas para, inclusive, colaborar com o trabalho. Sabemos que Campina Grande já está realizando essa preparação, mas o momento é de cautela, de alerta e atenção", disse a promotora Adriana Amorim.

Campina Grande apresentou apenas um caso suspeito do Covid-19. O paciente foi devidamente atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto Branco e está em isolamento domiciliar com assistência e monitoramento permanentes da Secretaria.

A Secretaria de Saúde também está com toda a rede de cuidados preparada. O Hospital Municipal Pedro I foi equipado com leitos para os casos graves. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) também iniciou o protocolo para atendimento de casos suspeitos com procedimentos específicos. E as UPAs estão preparadas para fazer o primeiro atendimento dos casos suspeitos.

Postar um comentário

0 Comentários