Secretaria de Saúde realiza capacitação com profissionais sobre coronavírus nesta terça



Com o objetivo de padronizar o atendimento e o encaminhamento dos pacientes com suspeita do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Campina Grande vai realizar na tarde desta terça-feira, 3, uma capacitação com todos os profissionais de saúde da rede municipal.

O treinamento acontece à tarde para que todos os trabalhadores possam participar. A capacitação começa a partir das 14h. O evento será realizado no auditório da faculdade Maurício de Nassau, do bairro da Palmeira.

“O objetivo é repassar para todos eles qual é o fluxo de atendimento, as unidades de referência, os meios de transporte, esclarecer o que realmente é considerado casos suspeito, ou seja, estabelecer critérios e padrões tanto para a triagem, como para o manejo de todo o caso”, explicou o Diretor de Vigilância em Saúde, Miguel Dantas.

Desde a semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o plano de operação. O Hospital Municipal Pedro I foi escolhido como serviço de referência para atender aos casos. A unidade está sendo preparada para receber seis leitos isolados de tratamento semi-intensivo com respiradores e balões de oxigênio.

As Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) foram escolhidas para fazer a triagem dos casos suspeitos, antes de encaminhar ao Pedro I. E o serviço estabelecido para fazer o transporte dos pacientes foi Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Logo, as pessoas que, por acaso, apresentarem sintomas associados ao coronavírus devem procurar a UPA, de acordo com o bairro onde moram. A Secretaria definiu as áreas de cobertura por bairros da cada unidade para dividir os atendimentos. Apesar disso, os profissionais da Atenção Primária, ou seja, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas, também precisam estar preparados para proceder conforme o protocolo de atendimento e, por isso, a capacitação é aberta para todos. 

Postar um comentário

0 Comentários