Ministra do STJ abre vistas ao MPF e pedido de retorno imediato de ex-governador à prisão pode ser decidido a qualquer momento


O processo que pede a revogação do habeas corpus conferido ao ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) já está com o Ministério Público Federal depois da ministra Laurita Vaz abrir vistas ao parquet, para análise e emissão de parecer. No pedido inicial, a Procuradoria Geral da República (PGR) pediu que a decisão tomada pelo ministro Napoleão Nunes Maia, que atendeu pedido do socialista, dando liminar que permitiu sua soltura dois dias após ser preso.
Com o parecer da Procuradoria-Geral da República, a ministra poderá, ou derrubar, monocraticamente, a liminar de Napoleão e, portanto, pelo retorno de Ricardo Coutinho à prisão (mais a prefeita Márcia Lucena e seu advogado Francisco das Chagas Ferreira), ou levar a votação do feito à julgamento na 6ª turma do STJ.
A 6ª turma é integrada por Laurita Vaz e os demais ministros Sebastião Reis Júnior, Schietti Cruz, Nefi Cordeiro e Antônio Saldanha Palheiro. É considerada uma turma linha dura.
Em princípio, não há um prazo determinado para a PGR se pronunciar, mas, uma vez que foi que provocou o Supremo Tribunal Federal para derrubar liminar dada por Napoleão, é esperado que o parecer saia num prazo bem curto. Talvez nas próximas horas, registra Helder Moura, em seu blog.
O último parecer da Procuradoria-Geral da República sobre o assunto foi pelo retorno de Ricardo Coutinho e os demais para a prisão. O pedido foi protocolado, após a liminar de soltura dada por Napoleão. Todos os pedidos anteriores de integrantes da organização criminosa de pedido de soltura foram negados por Laurita Vaz antes do recesso.


tanaarea

Postar um comentário

0 Comentários