Câmara de Campina Grande lança campanha contra candidaturas ‘laranjas’ de mulheres



A presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Ivonete Ludgério (PSD), lançou a campanha “Laranjas Não!”, para estimular a participação efetiva das mulheres na política. O objetivo é também conscientizar sobre o surgimento de candidaturas ‘laranjas’ de mulheres – protocoladas junto à Justiça Eleitoral apenas para cumprir o índice de 30%, estabelecido na Legislação.

Das 23 cadeiras da ‘Casa’, apenas uma é ocupada por mulher. Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que nas eleições de 2016 um total de 16.131 candidatos não obtiveram um único voto. Não votaram nem em si mesmos. De dez candidatos sem votos, nove eram mulheres.

“Precisamos ter uma participação efetiva das mulheres na política e especificamente no processo eleitoral. Quem me conhece sabe que sempre defendi a inserção das mulheres na política. Combater essa prática fraudulenta, de colocar candidaturas laranjas apenas para preencher a cota, é uma forma de incentivar e promover a participação feminina”, explicou Ivonete.

A primeira ação da campanha será a realização de uma audiência pública, após o período de Carnaval, para reunir todos os órgãos, entidades e partidos envolvidos no processo eleitoral. No próximo dia 13 deste mês a OAB na Paraíba vai lançar um Observatório de Candidaturas Políticas Femininas na Paraíba.

Postar um comentário

0 Comentários