Tovar defende mais hospitais especializados para cuidar de idosos na Paraíba


O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) defendeu, nesta quinta-feira (3), durante sessão especial em alusão ao Dia Mundial do Alzheimer (21 de setembro), a criação de mais hospitais e espaços voltados aos idosos na Paraíba. Para o parlamentar, formular políticas públicas para assegurar qualidade de vida e cidadania para os idosos, principalmente os que são diagnosticados com Alzheimer que hoje representam 35,6 milhões no mundo e 1,2 milhão no Brasil.
 
“O Alzheimer é a forma mais comum de demência, e praticamente corresponde a mais de 70% de todos os casos. O que percebemos é uma demora para o diagnóstico da doença e precisamos falar do Alzheimer e levar cada vez mais informação para que os primeiros sinais sejam identificados. Precisamos de mais espaços públicos voltados aos idosos como hospitais especializados e casas de longa duração que ofereçam os cuidados necessários aos nossos idosos”, destacou Tovar.
 
A presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), Regina Neves, parabenizou pela realização da sessão e assim como Tovar, defendeu mais espaços e políticas públicas voltadas aos idosos. “Precisamos muito de políticas públicas para o idoso, principalmente para idosos com algum tipo de demência. São necessários mais hospitais especializados, casas de longa permanência bem estruturadas e um tratamento assertivo para o tratamento de Alzheimer na rede pública”, disse.
 
O ex-deputado estadual Dunga Júnior disse que é preciso que a Assembleia Legislativa tome por exemplo as ações realizadas pelo deputado Tovar para levantar discussões de interesse da sociedade. “Essa discussão sobre o Alzheimer é importante e nos mostra o tamanho da nossa responsabilidade com os nossos idosos. É preciso que a Assembleia leve essas discussões para o interior do Estado, pois as pessoas precisam de informação sobre esse assunto e o tratamento da doença, antes de mais nada, pelo respeito”, observou.
 
A assessora jurídica da Abraz, Sheilla Sodré, defendeu que a Assembleia Legislativa deve estar mais próxima da população. “É preciso que esta casa leve discussões como essa para debater com a população. Temos urgência em muitos assuntos e também muitas dúvidas e até desinformação que precisam ser sanadas”, afirmou, agradecendo ao deputado Tovar pela realização da sessão sobre o Alzheimer.
 
A diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Tânia Maria Vieira, destacou a iniciativa da sessão e disse que a Prefeitura da Capital tem um cuidado especial com os idosos por meio da Policlínica do Idoso. “Temos uma equipe multidisciplinar que cuida da pessoa idosa que chega lá por meio da atenção básica. É preciso ter respeito a essas pessoas e a Saúde de João Pessoa garante isso. Essa sessão é importante para informar sobre o Alzheimer e as formas de tratamento e cuidados”, disse a diretora que na ocasião, representou o secretário de Saúde da Capital, Adalberto Fulgêncio.
 
Alerta – A delegada de Crismes Contra Pessoa Idosa, Vera Lúcia Soares, destacou o grande número de idosos que sofrem com abusos, muitos deles causados pelos próprios familiares. Ela revelou que recebe, quase que diariamente, pessoas com Alzheimer. “Muitas das denúncias são feitas por vizinhos, pois esses idosos não têm mais capacidade de sair de casa. Ao tomar conhecimento, vamos imediatamente ao local averiguar a situação desses idosos. Infelizmente não vemos mais amor e carinho com as pessoas mais velhas”, lamentou.
 
Crescimento – Segundo a Associação Internacional de Alzheimer, o número de pessoas com a doença no mundo deve chegar a 75 milhões em 2030 e a 132 milhões em 2050. Estima-se que a cada 4 segundos, um novo caso de demência é detectado no mundo e a previsão é de que em 2050, haverá um novo caso a cada segundo.

Postar um comentário

0 Comentários