Saúde de Campina Grande inscreve para vagas em Residência Médica

A Secretaria de Saúde de Campina Grande, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, lançou edital de seleção para o Programa de Residência Médica do município. São 17 vagas ofertadas pelo município nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia, Pediatria e Medicina de Saúde da Família e Comunidade.
Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de outubro pelo site www.ufcg.edu.br/comprov. A seleção é realizada por meio de uma prova objetivo que será aplicada no dia 1 de dezembro.
A divulgação do resultado final acontece no dia 15 de janeiro de 2020.  A taxa de inscrição custa R$ 400,00, mas as pessoas que têm direito podem solicitar a isenção do pagamento.
Os residentes recebem por meio de bolsas pagas pelo Ministério da Saúde. O edital ainda oferece 28 vagas em outras especialidades para o programa de residência da própria UFCG.
São seis vagas para Medicina de Saúde da Família e da Comunidade, cinco para Pediatria, três para Ginecologia e Obstetrícia e também três para Neonatologia. Para este último, é necessário que o candidato já tenha feito residência em Pediatria. A duração varia entre 2 e 3 anos, dependendo da área.
O Pró- Residência  de Campina Grande foi iniciado em 2013. O serviço foi habilitado pelo Ministério da Saúde com vagas para pediatria, ginecologia/obstetrícia, medicina de saúde da família e da comunidade e neonatologia, que acompanham os recém-nascidos nos primeiros 28 dias de vida dos bebês. Desde 2013, o número de vagas para cada especialidade já foi dobrado.
Os residentes são acompanhados por preceptores, médicos experientes e com titulação acadêmica, que supervisionam o trabalho dos alunos e orientam.
“Com esse programa que desenvolvemos em parceria com a UFCG, estamos ajudando a dar formação para os médicos recém-formados da cidade e colaborando para criar especialistas para a rede de saúde em áreas menos pretendidas pelos médicos, como pediatria e medicina de saúde da família”, avaliou a Secretária Municipal de Saúde, Luzia Pinto.
Além da Residência Médica, também existem mais de 3 mil estagiários, que atuam em Unidades Básicas de Saúde ou unidades de atenção primária e até a média complexidade. O Pedro I Especialidades, a Ala Geriátrica do Hospital Municipal Pedro I e unidades como a UBS Ronaldo Cunha Lima contam com estagiários.
Além dessas parcerias, a pasta também inaugurou recentemente uma Unidade Básica de Saúde da Família dentro da Universidade Estadual da Paraíba.
A UBS funciona junto com a Clínica Escola de Enfermagem da UEPB, onde estudantes e professores de enfermagem, farmácia, assistência social, fisioterapia, psicologia e educação física colaboram com o trabalho dos profissionais e também têm um espaço de estágio permanente.
A unidade atende cerca de 3 mil pessoas que moram perto da universidade.

Postar um comentário

0 Comentários