Julian Lemos ignora articulação de Bolsonaro e se alia a grupo de Bivar


Na disputa pela liderança do PSL na Câmara Federal entres os grupos aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do presidente nacional da sigla, Luciano Bivar (PE), o deputado Julian Lemos, único da bancada paraibana a integrar a legenda, acabou ficando do lado oposto ao do ‘Mito’.

De acordo com o site Congresso em Foco, Julian Lemos, que na Paraíba prega total lealdade ao Jair Bolsonaro, ignorou apelos do presidente da República e decidiu assinar a lista pela permanência do deputado goiano delegado Waldir na liderança do partido.

+ Bolsonaro é gravado escondido articulando derrubada de líder do PSL; ouça

Ontem (16), no entanto, o grupo formado por deputados bolsonaristas se articulou melhor e conseguiu emplacar Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente, como novo líder do partido na Câmara.

Entenda o caso
Em uma noite de reviravoltas, a liderança do PSL na Câmara mudou de mão pelo menos três vezes. As mudanças fazem parte da queda de braço entre o presidente Jair Bolsonaro, que enta emplacar seu filho Eduardo como líder, e o comandante da sigla, o deputado Luciano Bivar (PE), que procura manter Delegado Waldir (GO) na função.

Atendendo a apelo de Bolsonaro, deputados apresentaram um abaixo-assinado destituindo o parlamentar goiano da liderança. Nova lista foi apresentada para tirar o filho do presidente do cargo. Um terceiro pedido foi protocolado contra Waldir.

Em meio à troca de acusações, o Delegado Waldir convocou uma coletiva de imprensa para anunciar que o presidente Jair Bolsonaro estava ligando para parlamentares para conquistar votos em favor do filho, Eduardo.

Minutos depois, o filho do presidente apareceu no Salão Verde, ao lado dos deputados Vitor Hugo (GO), Bia Kicis (DF), Carla Zambelli (SP) e outros parlamentares da ala bolsonarista do partido, anunciando que haviam acabado de protocolar um documento com 27 assinaturas para destituir Delegado Waldir da liderança da bancada. Eduardo, então, era o novo líder.

Durou pouco. Alguns minutos depois, a ala bivarista do PSL protocolou um documento com 32 assinaturas apoiando Waldir e destituindo Eduardo Bolsonaro.

Durou menos ainda, pois logo na sequência o grupo pró-Bolsonaro apresentou outro abaixo-assinado com 27 nomes, apoiando novamente Eduardo, e afastando Waldir.

Mesa Diretora

Segundo a interpretação dos deputados mais ligados ao presidente da República, o que vale é o último documento protocolado e não a quantidade de assinaturas. Esse entendimento, porém, não é unânime.

O impasse deve ser resolvido pela Mesa Diretora da Câmara, da qual faz parte o presidente do partido, Luciano Bivar, interessado direto no assunto. Além de Bivar, que é o 2º vice-presidente, também compõem a Mesa o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Soraya Santos (PL-RJ), 1ª secretária,  Mário Heringer (PDT-MG), 2º secretário, Fábio Faria (PSD-RN), 3º secretário, e André Fufuca (PP-MA), 4º secretário.

Outro elemento pode tornar o impasse ainda maior. Um deputado aliado de Bolsonaro contou à reportagem que conseguiu fazer com que alguns parlamentares que haviam apoiado as duas listas, ou seja, tanto a indicação de Eduardo quanto a de Waldir para a liderança, assinassem um terceiro documento em favor do filho do presidente. Nesse cenário, segundo ele, o deputado paulista voltaria a ter apoio maior que o do colega goiano.

Confira abaixo como os deputados do PSL se dividiram, de acordo com o site Congresso em Foco:

Deputados que assinaram apoio para Delegado Waldir seguir sendo líder:

1-Profª Dayanne Pimentel (BA)

2-Heitor Freire (CE)

3-Julian Lemos (PB)

4-Daniel Freitas (SC)

5-Delegado Pablo (AM)

6-Delegado Marcelo Freitas (MG)

7-Sgtº Gurgel (RJ)

8-Júnior Bozella (SP)

9-Nicoleti (RR)

10-Soraya Manato (ES)

11-Charles Evangelista (MG)

12-Abou Ani (SP)

13-Fábio Schiochet (SC)

14-Felipe Francischini (PR)

15-Cel Tadeu (SP)

16-Delegado Antônio Furtado (RJ)

17-Joice Hasselmann (SP)

18-Delegado Waldir (GO)

19-Enéas Reis (MG)

20-Delegado Felício Laterça (RJ)

21-Léo Motta (MG)

22-Lorival Gomes (RJ)

23-Luciano Bivar (PE)

24-Marcelo Brum (RS)

25-Nelson Barbudo (MT)

26-Nereu Crispim (RS)

Deputados que assinaram para Eduardo Bolsonaro ser líder:

1-Prof. Josiel (RJ)

2-Loester Trutis (MS)

3-Luiz Lima (RJ)

4-Cel. Chrisóstomo (RO)

5-Felipe Barros (PR)

6-Eduardo Bolsonaro (SP)

7-Chris Tonietto (RJ)

8-Caroline de Toni (SC)

9-Carlos Jordy (RJ)

10-Sanderson (RS)

11-Dr. Luiz Owando (MS)

12-Gen. Girão (RN)

13-Gen. Peterneli (SP)

14-Daniel Silveira (RJ)

15-Major Vitor Hugo (GO)

16-Bia Kicis (DF)

17-Carla Zambelli (SP)

18-Cabo Junio Amaral (MG)

19-Hélio Lopes (RJ)

20-Alê Silva (MG)

21-Aline Slejtes (PR)

22-Príncipe Luiz Philippe (SP)

23-Cel. Armando (SC)

24-Guiga Peixoto (SP)

25-Márcio Labre (RJ)

26-Bibo Nunes (RS)

27-Ricardo Pericar (RJ)

Postar um comentário

0 Comentários