Semana do MEI: formalização e capacitação transformam trajetória de vendedor ambulante na Paraíba


Com apoio do Sebrae, John Lennon deixou a informalidade e há 10 anos mantém negócio que oferece assistência técnica e acessórios para celular

“Comecei a minha vida de empreendedor vendendo bombons em um fiteiro, no sinal e na frente de um clube. Com o passar do tempo, fui abordado por uma equipe do Sebrae, que me convenceu para que eu me tornasse um microempreendedor individual (MEI). Hoje, tenho uma empresa, há 10 anos, em Bayeux”.
O depoimento é do empreendedor John Lennon Araújo, 28 anos, proprietário de uma empresa que oferece assistência técnica e acessórios para celulares no município de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa.
Inspirado nos dois avôs, um feirante e o outro comerciante, John conta que sempre teve o desejo de ser empreendedor e ingressar no universo dos negócios. Depois de alguns anos trabalhando na informalidade, ele lembra que, ao ser abordado por uma equipe do Sebrae, em 2010, reagiu com estranheza a proposta de se formalizar. 
“Na ocasião eu achei um pouco estranho, mas me tornei um microempreendedor individual, sai da condição de vendedor ambulante e construí um fiteiro. Com o passar do tempo, e com a ajuda do Sebrae, através de cursos, palestras e oficinas, fui crescendo e hoje tenho a minha empresa, em Bayeux”, afirmou.
Passados esses 10 anos, ao fazer uma avaliação de sua trajetória empreendedora, o empreendedor destaca a capacitação como um diferencial. “O meu crescimento vem todo do meu esforço e da ajuda que recebi e recebo do Sebrae, com atualização, cursos e métodos”, pontuou.
John Lennon é um dos 117.093 empreendedores que, segundo dados da Receita Federal, possuem registro de MEI na Paraíba. Além da possibilidade de emitir nota fiscal e de poder contratar um funcionário, obter o registro de microempreendedor individual, cujo limite de faturamento anual é de R$ 81 mil, também garante ao empresário uma série de benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-maternidade e pensão por morte.   
“A vantagem de ser MEI é que você deixa de ser um autônomo sem identificação, ou sem relevância alguma, e se torna um microempreendedor, tendo um CNPJ, podendo comprar e vender com emissão de nota fiscal, e ter acesso a todos os direitos legais, podendo também ter um rendimento que vale como comprovação de renda”, salientou.  
Para auxiliar esses empresários, seja com as questões burocráticas ou com ações voltadas à capacitação, o Sebrae Paraíba está promovendo a Semana do MEI, que se estende até esta sexta-feira (24). A programação está ocorrendo em 21 municípios, abrangendo todas as regiões do estado, com a oferta de atendimento para demandas específicas dos MEIs, além de oficinas, palestras e workshops. 
“O nosso objetivo é proporcionar aos microempreendedores uma semana de muito conhecimento, incentivando a formalização e ajudando os empresários a melhorarem seus negócios através de orientação sobre temas como gestão financeira, inovação e vendas digitais”, comentou a analista do Sebrae Paraíba e coordenadora estadual da Semana do MEI, Germana Espínola.
Para obter mais informações sobre os últimos dias de programação da Semana do MEI na Paraíba, os interessados podem acessar o site do Sebrae, no endereço http://www.sebraepb.com.br, ou através do telefone 0800 570 0800.

Postar um comentário

0 Comentários