Resolução de João Dantas criará o Museu da Câmara Municipal e abrirá os documentos históricos da Casa para acesso do público



O vereador João Dantas (PSD), que também faz parte do Instituto Histórico de Campina Grande – IHCG, apresentou o Projeto de Resolução 029/2019 que cria o Museu do Legislativo Campinense nas dependências da Câmara Municipal.

Segundo Dantas, os objetivos desta resolução é contribuir para a preservação, conservação e promoção do acervo de valor histórico do Poder Legislativo de Campina Grande e oportunizar a informação histórica do Poder Legislativo Campinense aos estudantes, pesquisadores e público em geral.

De acordo com a Resolução apresentada, o Museu do Legislativo tem por finalidade recolher, ordenar e expor objetos de valor histórico do Poder Legislativo Campinense, além de colecionar e expor documentos expressivos da formação histórica do Município.

João Dantas explica que o acervo do museu será formado por Leis, decretos e documentos que passaram pela Câmara Municipal de Campina Grande e possuem reconhecida relevância história; fotografias do arquivo da Casa ou de acervos particulares; Recortes de jornais e revistas; Maquinas de escrever; câmeras e equipamentos antigos utilizados em legislaturas passadas; além de Móveis e obras de arte.

O professor Emmanuel Sousa, que também é membro do Instituto Histórico de Campina Grande,  parabenizou a iniciativa do vereador João Dantas afirmando que este projeto é muito bem vindo, levando-se em conta que não existe nada implantado neste sentido. “Isto enriquece a  memória do Poder Legislativo campinense”. Arrematou o professor.

Dantas explica ainda que a implantação desta resolução não trará despesas excessivas para a direção da Casa de Félix Araújo, haja vista que grande parte do acervo já está acumulada em seus arquivos. Outros itens a serem expostos poderão vim de familiares dos vereadores que desejem expor algo relevante sobre o parlamentar.

“Entendemos que a criação deste espaço nas dependências da Câmara Municipal será uma oportunidade para restaurar e localizar documentos importantes que neste momento estão morfando nas salas de arquivo, sendo vitimas de imprevistos como possíveis incêndios ou até mesmo a ação do tempo”.  Afirmou Dantas.

Postar um comentário

0 Comentários